Capes prorroga inscrições para prêmios de teses

A Capes/MEC prorrogou até sexta-feira, dia 20, o prazo de inscrições para o Prêmio Capes de Teses, referente às teses de doutorado defendidas em 2006.

As inscrições foram prorrogadas devido ao aumento da demanda nos últimos dias. As teses devem ser encaminhadas à Capes pelas pró-reitorias de pós-graduação.

"Recebemos, até o momento, 406 teses, enquanto a edição do Prêmio em 2006 teve 228 inscrições," informa a coordenadora de Estudos e Divulgação Científica da Capes, Isabel Canto.

Em sua opinião, o aumento do número de inscritos é resultado da repercussão das teses dos candidatos contemplados na edição de 2006, em diferentes setores.

O Prêmio Capes é concedido em cada uma das áreas do conhecimento que tem um representante de área nomeado pela agência.

As teses premiadas nessa modalidade são automaticamente inscritas para o Grande Prêmio Capes de Tese, que escolhe três ganhadores, um de cada conjunto de grandes áreas: ciências biológicas, da saúde e agrárias; engenharias e ciências exatas; e ciências humanas e aplicadas.

A cada ano, são escolhidos três cientistas para dar nome aos títulos do Grande Prêmio. A edição 2007 homenageia Johanna Döbereiner, Fernando Luiz Lobo Barboza Carneiro, e Celso Furtado.

Premiação - O autor de tese premiada com o Prêmio Capes receberá certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional com duração de um ano.

O orientador do trabalho receberá auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes.

O autor da tese ganhadora de Grande Prêmio receberá certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano.

E o orientador receberá auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes.

Nas duas modalidades, os programas em que foram defendidas as teses vencedoras receberão distinção. Para saber mais sobre essa premiação acesse: http://www.capes.gov.br/export/sites/capes/download/legislacao/Portaria_131_2006.doc

Data: 18/04/2007