British Council anuncia chamada para apoiar novos acordos entre jovens pesquisadores no Reino Unido e Brasil

O Programa de Intercâmbio para Pesquisadores do British Council é uma iniciativa que objetiva encorajar a mobilidade e o internacionalismo para o intercâmbio de informação, idéias e conhecimento assim como fomentar a construção de relacionamentos

Com um total de £250.000 (duzentos e cinquenta mil libras esterlinas), o programa oferece bolsas a pesquisadores para visitas de intercâmbio que variam de uma semana a três meses de duração.

A bolsa visa cobrir custos de viagem e manutenção, assim como alguns itens de consumo necessários para o desenvolvimento de novos contatos e trabalhos de colaboração científica.

O valor máximo de cada bolsa será de £5.000 (cinco mil libras esterlinas). Mais de um pesquisador de um mesmo grupo de pesquisa pode se candidatar às bolsas, porém cada um deve submeter uma proposta em separado.

O acordo de pesquisa cobre áreas da ciência, engenharia e tecnologia, incluindo ciências sociais e humanas, privilegiando as áreas de energia e mudanças climáticas, nanotecnologia, biotecnologia, astrofísica, medicina e psicologia.

O termo ‘jovens pesquisadores’ refere-se aqueles pesquisadores no início de suas carreiras e que possuam:

- Obtido a qualificação de doutorado ou esteja a doze meses de obtê-lo

- Não mais que dois anos de vinculação com uma universidade ou instituto de pesquisa

- Não mais que seis anos, no total, de experiência como pesquisador

Lloyd Anderson, diretor do Depto. de Ciências do British Council, comenta: “O Programa de Intercâmbio de Pesquisadores do British Council, através do apoio à mobilidade, visa encorajar uma perspectiva internacional entre jovens pesquisadores. Isso significa uma oportunidade num momento inicial de suas carreiras de inserção no fundamental circuito de colaboração, e dessa forma aprimorar seus conhecimentos e suas credenciais.”

A data limite para o envio de propostas é 2 de junho de 2007.

Para mais informações e aplicação online estão disponíveis no site http://www.britishcouncil.org/science-rxp

Data: 17/04/2007