Vacina da gripe será 100% brasileira

Fábrica que passa a operar na semana que vem no Instituto Butantã tornará País auto-suficiente a partir de 2008

O Brasil será, a partir do ano que vem, auto-suficiente na produção da vacina contra a gripe.

No dia 28, em SP, será inaugurada a primeira fábrica desse tipo na América Latina e a segunda no hemisfério sul - a primeira fica na Austrália.

A nova fábrica é pública. Foi construída no Instituto Butantã com verbas do governo paulista e do Ministério da Saúde. As obras e os equipamentos custaram perto de R$ 70 milhões.

A fábrica garantirá uma economia de pelo menos R$ 100 milhões aos cofres públicos por ano.

Esse é o valor dos 20 milhões de doses que o Ministério da Saúde compra para cada campanha de vacinação dos idosos contra a gripe.

A vacinação nacional é realizada anualmente desde 1999.

Naquele mesmo ano, o governo brasileiro firmou um acordo com o laboratório Sanofi Pasteur, que teria a exclusividade no fornecimento da vacina ao país por alguns anos e, em troca, repassaria a tecnologia para que o Butantã tivesse condições de produzir sozinho a vacina.

Atualmente, por meio desse convênio, o Instituto Butantã recebe da França a vacina bruta e a coloca em ampolas. A partir de agora, a produção completa será feita em SP.

A
idéia é que a campanha nacional de vacinação do ano que vem já seja toda feita com o produto nacional.

"A inauguração dessa fábrica é um marco na história da saúde pública brasileira", disse o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Famoso pela produção de soros contra venenos de cobras e escorpiões, o Butantã é ainda responsável por 82% da fabricação brasileira de vacinas. O instituto é ligado à Secretaria de Estado da Saúde de SP.

Pneumonias

A vacina contra a gripe é atualmente dada gratuitamente às pessoas com mais de 60 anos, porque esse é o grupo mais vulnerável às complicações da doença, como as pneumonias.

No início do programa brasileiro, a vacina era dada aos que tinham pelo menos 65 anos.

No entanto, qualquer pessoa pode ser imunizada. Cada dose custa ao governo US$ 3 (R$ 6 no câmbio de hoje). Em laboratórios particulares, sai por cerca de R$ 50.

A campanha nacional de vacinação deste ano começa na próxima segunda-feira. Todos os anos, a gripe ataca até 20% da população mundial.

Existem três tipos de vírus da gripe, que estão em constante mutação. As vacinas são renovadas periodicamente para se adaptar a essas mudanças.

É por isso que os idosos precisam se vacinar todos os anos, um pouco antes do inverno, quando ocorrem os surtos da doença. O Butantã receberá da Inglaterra os três tipos do vírus.

Ovos de granja

Ovos de galinha estão entre as matérias-primas. Os vírus são injetados nos ovos e se desenvolvem dentro dos embriões.

O processo envolve a esterilização, o aquecimento, o resfriamento e, no final, a destruição dos ovos.

Os vírus, que foram multiplicados no embrião, ficam enfraquecidos e, dessa forma, podem ser usados na vacina.

Injetada a suspensão, o organismo consegue destruir com facilidade os vírus fracos e criar anticorpos, deixando assim a pessoa protegida contra futuras infecções.

A inauguração, no sábado da semana que vem, será feita pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pelo governador de SP, José Serra (PSDB), e pelo secretário estadual da Saúde.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para o evento, mas sua presença ainda não está confirmada.

No mesmo dia será inaugurado o laboratório brasileiro de vacina contra a gripe aviária.

Segundo o presidente da Fundação Butantã, Isaias Raw, o desenvolvimento da aguardada vacina estará concluído até o fim deste ano e ela será entregue ao Ministério da Saúde.

A doença

O que é a gripe

É uma infecção aguda do sistema respiratório causada principalmente pelo vírus influenza. A principal complicação são as pneumonias, que, dependendo da saúde do paciente, podem levar à morte.

Sintomas

Febre alta, dor de cabeça, dor nos músculos, calafrios, fraqueza, tosse seca, dor de garganta, espirros e coriza.

Gripe x resfriado

O resfriado geralmente é mais brando que a gripe. A febre está sempre presente na gripe e costuma passar dos 38°C. No resfriado, a febre é rara - quando ocorre, é fraca.

A transmissão

Ocorre por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao falar, espirrar ou tossir.

Prevenção

Recomenda-se lavar as mãos depois de tossir ou espirrar, usar lenço de papel descartável, proteger boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados, manter o ambiente doméstico arejado e com luz solar, alimentar-se de maneira saudável, consumir líquidos e fazer atividades físicas regularmente.

Vacina

Outra maneira de prevenir-se da gripe é tomando a vacina. Pode ser dada a partir dos seis meses de idade. Como é produzida a partir de ovos de galinha, não deve ser tomada por quem tem alergia a esse alimento. Os vírus sofrem mutações constantes, por isso a vacina precisa ser aplicada a cada ano. Reações podem ocorrer, mas são geralmente leves, como dor e vermelhidão no local da aplicação.

Data: 16/04/2007