Brasil e França analisam avanços de projetos na área das engenharias

Pesquisadores do Brasil e da França estarão reunidos nos próximos dias 16 a 17, em Fortaleza (CE), no 3º Fórum Brafitec. Durante os dois dias, o grupo irá debater diversos aspectos da cooperação que financia projetos de pesquisa na área das engenharias. Ao todo foram implementados 36 projetos, que permitiram o intercâmbio de 600 estudantes dos dois países.

O programa, denominado Capes/Brafitec, é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e da Conferência dos Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros (CDEFI), ), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MAE) e do Ministério da Juventude, da Educação e da Pesquisa (MJENR) da França.

O encontro, organizado pela Universidade Federal do Ceará, começa com uma apresentação geral sobre o programa, realizada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, e pelo diretor de Assuntos Internacionais da CDEFI, Jacques Gelas. No decorrer da segunda-feira, 16, a partir das 9h30,  serão expostas as experiências de formação cultural dos estudantes e professores que participam dos projetos.

Na programação de terça-feira, 17, estão previstos debates sobre os seguintes temas: a formação de engenheiros no século 21, dupla titulação em engenharia, os ganhos alcançados na questão da formação de engenheiros, a integração científica e a inovação nos currículos desses cursos. Confira aqui a programação. O evento será realizado no Centro de Convenções do Hotel Beach Park.

Programa

O programa Capes/Brafitec foi implementado em 2002 envolvendo 25 instituições nos dois países. O objetivo é consolidar parcerias entre as instituições brasileiras e francesas realizando a inclusão de estudantes de graduação da área das engenharias em cenários de excelência. Por meio do intercâmbio, a Capes estimula o aperfeiçoamento das estruturas curriculares destes cursos no Brasil e também permite que os participantes façam estágios em empresas francesas, obtendo contato direto com a prática profissional de outro país.

Data: 13/04/2007