Professores e alunos se preparam para discussão sobre língua e literatura na UFCG

Professores universitários, da educação básica, de escolas de idiomas e alunos de graduação e pós-graduação têm até o dia 27 de abril para enviarem resumos de trabalhos acadêmicos para o 5º Seminário sobre o Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (SELIMEL) e para o 4º Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, que acontecerão em Campina Grande no período de 05 a 08 de junho próximo.

Os eventos serão realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da UFCG, com o apoio da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e acontecerão no campus Campina Grande. O objetivo é contribuir para a formação inicial e continuada de professores de língua e literatura discutindo propostas alternativas de ensino que mobilizam saberes acadêmicos e docentes.

"O Selimel e o Colóquio são espaços privilegiados para que professores e alunos de graduação e pós-graduação de língua e literatura fiquem a par de novas informações, metodologias e pesquisas sobre o ensino nessas áreas", afirmou a Coordenadora dos eventos, Maria Auxiliadora Bezerra, que espera um número, aproximado, de 800 participantes. "Além disso, a realização do Seminário e do Colóquio em Campina Grande descentraliza as discussões sobre a formação do professor e ensino de línguas e literaturas, circunscritas à região sudeste do Brasil", concluiu.

Os eventos trazem para Campina Grande professores convidados da Paraíba e dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná e do Distrito Federal, que participarão de mesas-redondas, palestras e conferências como a de abertura, no dia 05 de junho, que traz o tema "Formação docente: conhecimentos científicos e saberes dos professores", ministrada pelo Professor Doutor Antônio Joaquim Severino da Universidade de São Paulo.

Além dessas atividades, a programação inclui também mini-cursos e grupos de trabalhos, onde serão apresentados e discutidos resultados de pesquisas e propostas de ensino de língua e literatura. A programação completa e demais informações estão à disposição no site www.selimel.org. Lá também se encontra o formulário de inscrição.

Data: 13/04/2007