MEC terá um minuto diário no horário nobre de televisão

Convênio com emissoras de rádio e tevê garante espaço para boas práticas em educação

O
ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou nesta quarta-feira, dia 11, convênio com a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

O convênio busca reservar espaço para a divulgação gratuita de mensagens institucionais do MEC, de utilidade pública e relacionadas à alfabetização e à educação básica, profissional e tecnológica, superior e especial, além de matérias de interesse da educação nacional.

As emissoras de rádio e televisão cederão cinco minutos diários, de segunda a sexta-feira, para a divulgação de mensagens ou programas, entre 6h e 24h. Dos cinco minutos, um minuto será veiculado em horário nobre.

Aos sábados e domingos, serão dez minutos ao longo da programação, das 6h às 10h.

Caberá ao MEC produzir e distribuir as mensagens e os programas televisivos e radiofônicos e identificar o material e seu período de veiculação.

Segundo o ministro, pelo menos 20% da produção será relacionada à disseminação de valores da educação no sentido de mobilizar a família brasileira para assuntos como o acompanhamento da freqüência escolar dos filhos, a importância da participação de pais em conselhos escolares, o despertar do interesse em programas de alfabetização e o conhecimento de como funciona e quem dirige a escola dos filhos.

O ministro enfatizou durante o ato da assinatura do acordo que o horário cedido nos sistemas de radiodifusão não tem foco na publicidade do governo ou na divulgação institucional do MEC.

"Queremos inocular novos valores educacionais aos brasileiros para propiciar nova etapa de desenvolvimento do país, colocando à disposição das famílias uma ferramenta muito importante para este grande passo", disse.

O presidente da Abert, Daniel Pimentel, acredita que esta foi uma grande contribuição dos associados.

"Consideramos que a educação precisa ganhar mais espaço nos temas discutidos pela sociedade e isso será possível com sua viabilização em espaço público aberto", afirmou.

Data: 12/04/2007