UFCG participa de projeto financiado pela NASA

O Observatório de Luminescência Atmosférica da Paraíba - OLAP,  da UFCG, coordenado pelos professores Amauri Fragoso de Medeiros e Ricardo Arlen Buriti, do Departamento de Física, está participando do Projeto de Estudos Experimentais e de Modelagem da Geração e Dinâmica de Bolhas de Plasma Ionosféricas através de Ondas de Gravidade na Região Equatorial. Os objetivos do projeto, parte do programa Living with a Star (Vivendo com uma estrela), da NASA, são investigar a possibilidade de ondas de gravidade serem uma fonte de irregularidades ionosféricas e bolhas de plasma, através da excitação da instabilidade Rayleigh-Taylor, e estudar os efeitos de perturbações da densidade neutra da mesosfera causadas especificamente por ondas de gravidade.

A campanha científica planejada para este projeto está sendo realizada no Brasil no período de setembro a novembro de 2005. Visa à observação simultânea de ondas de gravidade e irregularidades ionosféricas, e será um esforço multinacional envolvendo pesquisadores dos grupos de Luminescência Atmosférica (AEROLUME/UFCG e Lume/INPE), Ionosfera (Iono/INPE) e Eletricidade Atmosférica (Elat/INPE), do Laboratório de Plasmas da UnB, pesquisadores da Utah State University (USU) e da Colorado Research Associates/Northwest Research Associates (CoRA/NWRA) e de várias outras instituições americanas as quais estão afiliados pesquisadores com instrumentos a bordo dos respectivos satélites: GUVI/TIMED, SUSSI/DMSP e ISSUAL/ROCSAT-2.

Fenômeno das bolhas ionosféricas

O professor e pesquisador Amauri Fragoso de Medeiros explica que "o fenômeno das bolhas ionosféricas consiste na formação de grandes regiões ionosféricas, onde a densidade do plasma (íons e elétrons livres) fica altamente reduzida. Essa situação ocorre apenas na região tropical do globo terrestre e com grande intensidade sobre a região brasileira".

Ainda segundo Amauri, "este fenômeno tem uma importância fundamental em diversas atividades espaciais da vida moderna". Ele diz que há registros de sua forte interferência sobre o território brasileiro, especificamente nas redes do sistema de localização GPS (Sistema de Posicionamento Global), em sistemas de navegação aérea e marítima, nos sistemas de televisão por satélites, geodésia espacial, sensoriamento remoto, radares espaciais etc.

Outras informações com o professor Amauri Fragoso pelo fone (83) 3310.1196, ou pelo e-mail fragoso@df.ufcg.edu.br.

Data: 21/10/2005