Apresentado relatório do curso de Medicina no Sertão

Comissão indicou cidade de Patos. Entretanto, o reitor Thompson Mariz defenderá implantação no campus de Cajazeiras

Foi apresentado no início da noite desta quarta-feira, 11, durante a solenidade de encerramento do Seminário UFCG 5 Anos, no auditório do Centro de Extensão da UFCG, em Campina Grande, o relatório da Comissão de Avaliação para Criação do Curso de Medicina no Sertão. Designada no final do ano passado pelo reitor Thompson Mariz, a comissão visitou as cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras, e apontou que: em princípio, desde que sejam realizados os investimentos necessários nos campi e na rede SUS, o curso pretendido pode ser implantado em qualquer uma das cidades avaliadas. Entretanto, nesse momento, de acordo com a metodologia e os critérios técnicos utilizados pela comissão, a cidade que reúne as melhores condições para a implantação imediata é a cidade de Patos.

O reitor disse compreender que as três cidades reúnem as condições necessárias, mas declarou que, “à luz de informações adicionais e de outros critérios estabelecidos”, recomendará ao Colegiado Pleno do Conselho Universitário que o curso seja implantado no campus Cajazeiras. Ele informou que já designou o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Paulo de Freitas Monteiro, como relator do processo de deliberação para criação do curso de Medicina, que deverá ser enviado para apreciação do Colegiado Pleno no dia 8 ou 9 de maio.

O Conselho Universitário é o órgão máximo de funções normativa, deliberativa, de planejamento e de fiscalização da UFCG, composto pelo Colegiado Pleno e pelas Câmaras Deliberativas Superiores. O Colegiado Pleno é formado por 46 membros, eleitos pela comunidade acadêmica, e inclui dirigentes da instituição, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Veja aqui o Relatório da Comissão e a Análise da Reitoria.

Data: 11/04/2007