topo_cabecalho
Projeto lista 1 milhão de espécies de organismos vivos

Um grupo de cientistas conseguiu ultrapassar o número de um milhão de espécies catalogadas, metade das espécies conhecidas do mundo

O programa Species 2000 & Itis Catalogue of Life está compilando informações de bancos de dados de organizações científicas do mundo todo e elaborando uma única lista.

A checagem, feita anualmente, compila dados de organismos vivos que variam de animais e plantas a fungos e microorganismos como bactérias, protozoários e vírus.

Os cientistas esperam concluir o catálogo com todas as espécies da Terra por volta de 2011.

Número exato

O número de espécies de organismos já catalogados até agora é exatamente 1.008.965. O site do projeto afirma que este número é, provavelmente, pouco mais do que a metade das espécies conhecidas do mundo.

"Isto significa que, para muitos grupos, (a lista) continua a ser deficiente", afirma a página do projeto na internet.

O catálogo atual foi compilado com dados fornecidos por 47 bancos de dados taxonômicos do mundo todo. Muitos destes bancos de dados contêm informações de grandes redes de especialistas. O trabalho completo conta com contribuições de mais de 3 mil especialistas.

Em junho de 2001 as organizações especializadas em taxonomia ITIS e Species 2000 iniciaram uma parceria para criar o Catálogo da Vida e estipularam como objetivo a cobertura de todas as 1,75 milhão de espécies conhecidas até 2011.

A ITIS (Integrated Taxonomic Information Systems) é uma parceria de agências federais e outras organizações dos Estados Unidos, Canadá e México. A Species 2000 é uma organização sem fins lucrativos britânica, que alcança especialistas em taxonomia do mundo todo.


Data: 10/04/2007