Bolsistas do Prouni têm melhor desempenho no Enade

Os estudantes do Prouni (Programa Universidade para Todos) alcançaram médias iguais ou superiores a outros universitários nas 14 áreas avaliadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em 2006.

O bom desempenho dos bolsistas, que ingressaram no ensino superior em 2006, pode ser visto nas notas obtidas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

O Enade avalia o aluno em sua formação geral --que verifica como ele está preparado para viver em sociedade-- e na formação específica --analisa os conhecimentos adquiridos no curso que freqüenta.

As tabelas do Enade elaboradas pelo Inep demonstram que, das 14 áreas avaliadas no ano passado, em nove delas a diferença estatística a favor dos bolsistas do ProUni foi significativa, e nas outras cinco áreas, o desempenho também foi superior.

Quando se observa, por exemplo, o desempenho dos alunos da área de administração -- alunos no Prouni em relação a não bolsistas-- a diferença a favor dos bolsistas passa de sete pontos.

Neste caso, os alunos no Prouni obtiveram média de 42,3 pontos --os não bolsistas ficaram com média de 34,4 pontos, o que representa um diferença a favor dos bolsistas de 7,9 pontos.

No caso da biomedicina, a diferença é ainda maior entre os dois grupos: alunos no Prouni alcançaram a média de 45,7 pontos e os não bolsistas, 36,7 pontos.

Data: 10/04/2007