UFCG comemora 5 anos de criação

Palestras, debates e painéis marcarão as comemorações dos cinco anos de criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As atividades acontecerão nesta terça, 10, e quarta, 11, no Centro de Extensão do campus Campina Grande, e contarão com a participação do secretário da Educação Superior do MEC, Manuel Palácios, e do reitor da Universidade de Brasília (UnB), Thimothy Mulholland.

A programação será aberta na manhã da terça, 10, pelo reitor Thompson Mariz, que fará uma reflexão sobre os avanços e desafios enfrentados nesses cinco anos. Em seguida, o secretário Manuel Palácios falará sobre o programa de expansão e de reestruturação das universidades federais. A participação de Thimothy Mulholland acontecerá na manhã da quarta-feira, 11, quando o reitor da UnB apresentará o Projeto Universidade Nova.

Criada em 9 de abril de 2002, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a UFCG tem mais de 10 mil alunos, oferecendo atualmente 40 cursos de graduação e 30 de pós-graduação, vários deles com destaque nacional, listados entre os melhores do país.

Com uma estrutura multicampi, a universidade é formada por dez centros, distribuídos em seis cidades do interior paraibano: Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal e Cuité.

Veja a programação

5 anos: O que fomos, o que somos, o que queremos ser

Terça-feira, 10 de abril

8h00min – Solenidade de Abertura.

8h30min – Palestra “5 anos de gestão”
Palestrante: Prof. Thompson Fernandes Mariz – Reitor da UFCG.

10h30min – Palestra “Programa de Expansão e de Reestruturação das Universidades Federais Brasileiras”.
Palestrante: Prof. Manuel Palácios – Secretário da Educação Superior – MEC.

14h00min – Apresentação do Painel “A gestão que fazemos”.
Coordenação: Profa. Vânia Sueli Guimarães Rocha – Coordenadora de Avaliação Institucional.

Ensino de graduação: Prof. Vicemário Simões - Pró-Reitor de Ensino.
Ensino de pós-graduação: Prof. Michel François Fossy - Pró-Reitor de Pós-Graduação.
Pesquisa: Prof. Mário Eduardo R. M. Cavalcanti Mata - Coordenador de Pesquisa.
Extensão: Profa. Maria Lucinete Fortunato - Pró-Reitora de Extensão.
Planejamento: Prof. Rômulo Feitosa Navarro – Secretário de Planejamento.
Gestão e Execução Financeira: Prof. Alexandre José de Almeida Gama - Pró-Reitor de Gestão Administrativa e Financeira.
Expansão: Prof. Márcio de Matos Caniello - Secretário de Projetos Estratégicos.
Apoio comunitário: Prof. José Edílson de Amorim - Pró-Reitor de Assuntos Comunitários.
Infra-Estrutura: Eduardo Jorge Lira Bonates – Prefeito Universitário.
Hospital Universitário Alcides Carneiro – Ensino e Assistência à Saúde: Prof. Homero Gustavo Correia Rodrigues – Diretor Administrativo.

Noite

19h00min – Mesa-redonda “A representação que fazemos”.
Coordenação: Prof. Josevaldo Pessoa da Cunha - Ouvidor.

Diretório Central dos Estudantes – DCE.
Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande – ADUFCG.
Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande - ADUFCG-Patos.
Seção Sindical dos Docentes Universitários de Cajazeiras – ADUC.
Associação dos Servidores Aposentados da UFCG - ASAP-UFCG.
Associação dos Secretários da UFCG – ASSUFCG.
Sindicato dos Trabalhos em Educação Superior da Paraíba - SINTESPB.
Sindicato dos Trabalhos de Educação Superior da UFCG - SINTESUFCG.

Quarta-feira, 11 de abril

8h00min – Palestra “5 anos de gestão: a análise que fazemos”.
Palestrante: Prof. José Edílson de Amorim - Vice- Reitor da UFCG.

10h00min - Palestra “Projeto Universidade Nova”.
Palestrante: Prof. Timothy Mulholland - Reitor da UNB.

14h00min - Apresentação do Painel “O que fomos, o que somos, o que queremos”.
Coordenador: Camilo de Lelis Gondim Medeiros - Vice-Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática.

Centro de Engenharia Elétrica e Informática – Prof. Wellington Mota.
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – Prof. Martinho Queiroga Salgado.
Centro der Formação de Professores – Prof. Fábio de Freitas Pereira.
Centro de Saúde e Tecnologia Rural – Prof. Paulo de Melo Bastos.
Centro de Educação e Saúde – Márcio de Matos Caniello

16h00min – Continuação da Apresentação do Painel “O que fomos, o que somos, o que queremos”.
Coordenação: Prof. Ricardo Cabral de Vasconcelos - Vice-Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Prof. Paulo de Freitas Monteiro.
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais – Prof. Joaquim Cavalcante de Alencar.
Centro de Ciências e Tecnologia – Prof. Bráulio Maia Júnior.
Centro de Humanidades – Prof. Lemuel Dourado Guerra Sobrinho.
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais – Prof. João Batista Queiroz de Carvalho.

17h30min – Solenidade de Encerramento.

Data: 08/04/2007