topo_cabecalho
Últimos dias de inscrição para os Prêmios Capes de Teses

Até o próximo dia 13

Esta é a segunda edição da premiação, criada com o objetivo de premiar, anualmente, as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. As teses devem ser encaminhadas à Capes pelas pró-reitorias de pós-graduação.

O Prêmio Capes é concedido em cada uma das áreas do conhecimento que tem um representante de área nomeado pela agência.

As teses premiadas nessa modalidade são automaticamente inscritas para o Grande Prêmio Capes de Teses, que seleciona três ganhadores, um de cada conjunto de grandes áreas.

Segundo a coordenadora de Estudos e Divulgação Científica da Capes, Isabel Canto, "as premiações são formas de resgate da excelência acadêmica, valorização dos pesquisadores brasileiros e estímulo à inovação das teses".

A cada ano, três cientistas são escolhidos para dar nome aos títulos do Grande Prêmio. A edição 2007, que corresponde às teses defendidas em 2006, homenageia Johanna Döbereiner, Lobo Carneiro e Celso Furtado.

Cientistas homenageados

A engenheira agrônoma Johanna Döbereiner (1924-2000), que desenvolveu estudos sobre a fixação biológica do nitrogênio no solo, dá nome ao Grande Prêmio voltado ao conjunto das grandes áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias.

O engenheiro civil Fernando Luiz Lobo Barboza Carneiro (1913-2001), que exerceu papel fundamental na elaboração e aprovação da Lei do Petróleo, que garantiu a criação da Petrobras, é o homenageado do Grande Prêmio que abrange o conjunto das grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra.

E o economista Celso Furtado (1920-2004), um dos mais destacados intelectuais do país no século 20, recebe a homenagem do Grande Prêmio que engloba o conjunto das grandes áreas de ciências humanas, lingüística, letras e artes e ciências sociais aplicadas e na área de ensino de ciências.

Premiação

O autor da tese premiada com o Prêmio Capes receberá certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional com duração de um ano.

O orientador do trabalho receberá auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes.

O autor da tese ganhadora do Grande Prêmio receberá certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano. E o orientador receberá auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes.

Nas duas modalidades, os programas em que foram defendidas as teses vencedoras receberão distinção. Para saber mais sobre essa premiação acesse a Portaria nº 131/2006: http://www.capes.gov.br/export/sites/capes/download/legislacao/Portaria_131_2006.doc da Capes.


Data: 04/04/2007