CNPq abre inscrições para o Prêmio José Reis

Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) desde 1978, o Prêmio é destinado àqueles que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público. Neste ano, será atribuído à categoria Divulgação Científica, premiando o pesquisador ou o escritor que tenha atuação expressiva como divulgador.

O vencedor desta 27ª edição será agraciado com um diploma e premiação em dinheiro. Além disso, irá participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, na cidade de Belém (PA), onde acontecerá a entrega do Prêmio.

As inscrições podem ser feitas até 11 de maio deste ano. Os interessados deverão enviar, pelos Correios, o Currículo Lattes atualizado, justificativa, cópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição preenchida para o endereço:

CNPq – Serviço de Prêmios
SEPN 507, Bloco B, Sala 207
Brasília – DF
CEP 70740-901

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas entidades: Associação Brasileira de Divulgação Científica, Associação Brasileira de Editores Científicos, Associação Brasileira de Jornalismo Científico e a SBPC.

O edital na íntegra está em: http://www.cnpq.br/premios/2007/josereis/index.htm

O Prêmio

A sua criação representou uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. A diversidade dos vencedores ao longo de sua história - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

Data: 03/04/2007