MEC discute proposta de Universidade Nova

A criação de uma nova universidade, seguindo o pensamento de Anísio Teixeira, foi discutida na sexta-feira, 30, no 2º Seminário Nacional Universidade Nova, no auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília (UnB).

O secretário de Educação Superior do MEC, Manuel Palácios (foto), participou do evento e defendeu que a nova proposta pode trazer soluções para antigos problemas do ensino superior brasileiro.

Em média, 40% dos estudantes que entram no ensino superior desistem do curso. Segundo Palácios, uma das causas da grande evasão é a rigidez dos currículos que, muitas vezes, não permite o contato com outras áreas do conhecimento. O projeto Universidade Nova responderia a essa questão à medida que aumenta o grau de liberdade dentro das instituições de ensino.

"Quando se pensa uma estrutura acadêmica com livre movimentação dos estudantes, professores e propostas pedagógicas, estamos falando de uma universidade com muito mais autonomia, com uma capacidade de se autogerir muito maior e que proporciona uma formação muito mais rica ao jovem", explica o secretário.

O projeto da Universidade Nova, liderado pelas universidades federais da Bahia e de Brasília, baseia-se nos ideais de Anísio Teixeira, criando uma estrutura curricular ampla e diferenciada. Os estudantes entrariam nas universidades e fariam inicialmente um curso básico de aproximadamente dois anos, o bacharelado interdisciplinar. Somente depois dessa fase, escolheriam a carreira que desejam seguir.

A intenção é que o modelo aumente o interesse dos alunos pelo estudo, além de proporcionar uma liberdade maior para que professores experimentem novas estratégias pedagógicas.

Reestruturação - Para o secretário de Educação Superior do MEC, o projeto Universidade Nova encaixa-se no modelo de reestruturação acadêmica proposto pelo ministério.

"As universidades estão sendo solicitadas a apresentar propostas de reestruturação acadêmica e curricular, nas formas de acesso, ampliação do atendimento, além de estratégias de enfrentamento das taxas de evasão. A Universidade Nova atende essa meta que está sendo proposta, respeitando a autonomia universitária", considera.

Data: 02/04/2007