UFCG vai realizar workshop sobre Computação Quântica em outubro

Site oficial do evento foi lançado na última sexta-feira

Uma das teorias científicas mais revolucionárias da atualidade será debatida, de 29 a 31 de outubro, no 2º Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica - |WECIQ2007 >, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande. O evento, de caráter nacional, está sendo promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Instituto de Estudos em Computação e Informação Quântica (Iquanta).

Segundo o coordenador do workshop, Bernardo Lula Júnior, o evento, que teve seu site oficial lançado na última sexta-feira, 30, tem por objetivo ampliar o intercâmbio entre pesquisadores da área e instituições do setor de telecomunicações e de informática, “além de divulgar a produção técnico-científica nacional”.

Estão programadas 16 sessões técnicas para apresentação de artigos, cinco minicursos, sete palestras, apresentação de trabalhos em forma de pôsteres, além de exposição de painéis de empresas e de sistemas computacionais e de comunicações.

Já confirmaram participação no evento pesquisadores da França, Estados Unidos, Portugal e das principais instituições nacionais de pesquisa na área. A palestra de abertura, intitulada Mecânica Quântica e o mundo, será proferida pelo escritor Bráulio Tavares.

O professor Bernardo avisa que o prazo para submissão de resumos é o dia 31 de maio, enquanto que a data limite para submissão de artigos é o dia 15 de junho.

O que é Computação Quântica ?

Até o início do século XX, os físicos explicavam os fenômenos naturais utilizando-se de duas teorias: a Mecânica e o Eletromagnetismo. Naquela época, havia a crença de que essas duas teorias seriam capazes de explicar todos os fenômenos observados na natureza.

Acontece que, no mundo dos átomos e moléculas, as leis da física clássica não funcionam. Para descrever corretamente o comportamento desses objetos, é preciso utilizar as leis da Mecânica Quântica.

Durante as décadas de 80 e 90, os físicos descobriram novas e fascinantes propriedades computacionais graças às Leis da Mecânica Quântica, com possibilidades fantásticas para a computação.

Os circuitos eletrônicos que representam os bits de informação nos computadores atuais são objetos clássicos, e portanto seguem as leis da física clássica. Como conseqüência, cada bit em um computador clássico só pode adquirir um dos valores, "0" ou "1", que são, por sua vez, mutuamente excludentes.

No mundo dos átomos, os bits (que no caso quântico são chamados de quantum-bits) podem simultaneamente adquirir os valores "0" e "1". Esta propriedade é chamada de superposição de estados quânticos e já foi demonstrada muitas vezes em laboratórios de física em várias partes do mundo.

Para a computação, ela representa um ganho inimaginável de velocidade de processamento, pois todas as seqüências de bits possíveis em um computador poderiam ser manipuladas simultaneamente.

Uma demonstração espetacular deste ganho de velocidade foi feita em 1993 pelo cientista americano Peter Shor. Ele inventou um algoritmo quântico para fatorar números gigantescos, muito difícil para computadores clássicos. Enquanto o algoritmo clássico levou 4 dias para fatorar determinado número, o algoritmo quântico levou 34 segundos.

Iquanta

O Instituto de Estudos em Computação e Informação Quântica (Iquanta) foi criado na UFCG pelos departamentos de Sistema e Computação (DSC), Engenharia Elétrica (DEE) e Física (DF), com a missão de organizar, apoiar e estimular iniciativas e atividades com respeito ao ensino e a pesquisa na área da Computação e da Informação Quântica.

Data: 02/04/2007