topo_cabecalho
Prédios podem ser peça chave no combate ao aquecimento

Relatório da ONU mostra como medidas energéticas podem ajudar no combate ao aquecimento

 

A redução do uso de energia e o melhoramento da eficiência o do seu uso em prédios pode trazer grandes benefícios ao combate ao aquecimento global, informou o novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) Construções Sustentáveis e Iniciativa Imobiliária (SBCI).

 

Segundo o relatório, denominado "Construções e Mudanças Climáticas: Status, Desafios e Oportunidades", uma apropriada regulamentação governamental misturada a um aprimoramento do uso de tecnologias para economia energética e uma mudança comportamental poderia reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) no setor de construção civil, que representa entre 30% e 40% do uso mundial de energia.

 

Usando a Europa como exemplo, o relatório afirma que mais de 20% do consumo de energia e mais de 45 milhões de toneladas de CO2 poderiam ser economizados por ano até 2010 com a aplicação de medidas mais ambiciosas para prédios.

 

No tempo de vida de um prédio comum, a maior parte da energia é consumida durante o período que o prédio está sendo usado, ou seja, quando a energia está sendo usada para aquecimento, iluminação, etc.

 

Reconhecendo isso, o relatório apressa um o uso melhorado de tecnologias como isolamento térmico, iluminação econômica e utensílios eletrônicos mais eficientes, assim como a importância de campanhas de educação.

 

Sobre o melhoramento de tecnologias para economia energética, o relatório ressalta a importância de políticas governamentais apropriadas no código do prédio, preço de energia e incentivos financeiros que encorajam a redução do consumo de energia.

 

Também é enfatizado que o setor imobiliário precisa apoiar essas políticas para que elas funcionem com eficiência. O relatório também aponta que tentativas para encontrar soluções para os prédios irão variar.

 

Em países desenvolvidos o principal desafio é alcançar uma redução de emissões entre os muitos prédios existentes, e isso pode ser feito basicamente com a redução do uso de energia.


Data: 30/03/2007