Universidade Aberta é tema de seminário em Brasília

UnB debate modelo alternativo para o futuro do ensino superior

A Universidade de Brasília (UnB) realiza, entre os próximos dias 29 e 31 de março, o segundo Seminário Nacional Universidade Nova: Anísio Teixeira e a Universidade do Século21. Durante esses dias, serão apresentadas as diretrizes do Projeto Universidade Nova com palestras e debates entre profissionais de educação de todo o país. As atividades acontecerão no Auditório Dois Candangos do Campus Darcy Ribeiro.

Na programação do seminário, serão discutidas idéias sobre os desafios do ensino superior no novo século e suas diferentes formas de trabalho em outros países e a concepção de universidade de Teixeira, um dos criadores da federal da capital.

O reitor da UnB, Timothy Mulholland, estará na mesa-redonda de abertura, que trará o tema Anísio Teixeira e sua Concepção de Universidade e apresentará a proposta UnB–Universidade Nova na sexta-feira, dia 30. O ministro da Educação Fernando Haddad e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Paulo Speller participarão do debate sobre os desafios do ensino superior no século 21.

Após mais de 40 anos da criação do Plano Orientador da UnB, o Projeto Universidade Nova traz as idéias de Anísio Teixeira de volta ao debate sobre a educação superior. A iniciativa partiu do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Monteiro de Almeida Filho, que recebeu apoio de outras 17 instituições federais de ensino superior.

O que há de novo?

Uma das principais inovações do Universidade Nova é a estrutura dos cursos. A idéia é que os estudantes tenham acesso à universidade por meio de uma formação universitária inicial e, na seqüência, realizem formação em uma grande área de conhecimento – como Saúde, Humanidades ou Ciências –, que deve durar três anos. Após essa etapa, os estudantes poderão escolher uma formação profissional específica e complementarem o curso pretendido. A duração desta última etapa pode ser de um ou mais anos, dependendo do curso

Na UnB, o Projeto Universidade Nova está ancorado ao projeto inicial da universidade, que foi sendo desconfigurada ao longo dos anos. Segundo o decano de Ensino de Graduação, Murilo Silva de Camargo, a pretensão é levar a proposta para uma ampla discussão com a comunidade universitária a fim de possibilitar sua aprovação e implementação na UnB.

De acordo com Camargo, o seminário é importante por estar acontecendo no âmbito das universidades e não por ter sido algo colocado pelo Ministério da Educação. “Essa discussão não está sendo imposta para a universidade. Ela nasceu nas universidades e acontece porque as próprias instituições estão percebendo que o atual modelo está defasado e é necessário fazer mudanças”, conclui o decano.

Data: 27/03/2007