topo_cabecalho
Praça da Engenharia vai beneficiar mais de 10 mil alunos da rede estadual

Projeto da UFCG foi apresentado nesta terça pelo reitor Thompson Mariz

 

Chamando atenção para dados que demonstram a baixa procura pelos cursos de engenharia no País e para a necessidade de despertar vocações para a área, o reitor Thompson Mariz (foto) apresentou na manhã desta terça-feira, 27, o projeto da Praça da Engenharia à Secretaria de Educação do Estado, diretores e professores de escolas públicas.

 

O projeto foi elaborado no intuito de promover uma maior interação com o Ensino Médio e incentivar qualitativa e quantitativamente a demanda de alunos para os cursos da UFCG na área de ciências exatas, que vêm apontando baixos índices de procura nos vestibulares. “A Coréia forma 15 mil engenheiros por ano, enquanto formamos no Brasil apenas 5 mil; e há uma enorme carência de professores na área de exatas”, comentou o reitor.

 

O coordenador da Praça da Engenharia, Raimundo Nonato Duarte, falou da melhoria que será proporcionada ao ensino da Física, Química, Matemática, Biologia e Informática nas nove escolas atendidas – que como células do projeto, receberão três computadores e kits para o ensino de ciências – beneficiando anualmente cerca de 10 mil alunos.

 

A diretora da 3ª Regional de Ensino, Maria Goretti de Lima, que representou o secretário de Educação Neroaldo Pontes, agradeceu a iniciativa da UFCG em interagir com o governo estadual e por se preocupar com o ensino médio - em especial, por anexar à Praça das Engenharias nove escolas da rede pública - e falou do quanto são importantes parcerias com a universidade para um melhor desempenho dos docentes e o aprendizado dos alunos.

 

A Praça da Engenharia - que será um prédio no setor C do campus Campina Grande com biblioteca, laboratórios e área de exposição – terá a participação de 13 unidades acadêmicas (cursos) de três centros acadêmicos da UFCG, o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN).


Data: 27/03/2007