Projeto educacional da UFCG será apresentado ao Governo do Estado

Praça da Engenharia vai contribuir para a melhoria do Ensino Médio e divulgar os cursos da universidade nas escolas estaduais

Programada para acontecer na última segunda-feira, 19, será realizada na manhã da próxima terça, 27, a apresentação do projeto Praça da Engenharia ao secretário de Educação do Estado, Neroaldo Pontes. O projeto será apresentado pelo reitor Thompson Mariz, em reunião no auditório Guillardo Martins, na Reitoria, e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino nas escolas estaduais, além de divulgar produtos e tecnologias desenvolvidas nos cursos de engenharia da UFCG. O adiamento da reunião ocorreu devido a questões de agenda.

No encontro, serão discutidas as formas de cooperação entre o Governo do Estado e a UFCG para a implantação do projeto. “A Praça da Engenharia vai permitir uma maior integração entre os cursos de Engenharia e as escolas, mostrando a excelência destes cursos a alunos e professores do Ensino Médio”, explicou Ricardo Cabral, vice-diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). “Pretendemos, desta forma, contribuir para a melhoria do ensino da Física, Química, Matemática, Biologia e Informática nas escolas atendidas, além de incrementar a demanda de alunos pelos cursos de Engenharia”, disse.

O projeto Praça da Engenharia foi aprovado pela FINEP no último dia 10 de janeiro, com aporte de recursos da ordem de R$ 496 mil, e prevê a construção de um prédio no setor C do campus Campina Grande, com biblioteca, laboratórios e área de exposição, e a criação de Pólos da Engenharia em nove escolas públicas de Ensino Médio. Cada pólo terá três computadores, além de kits para ensino de ciências, beneficiando um total de mais de 10 mil alunos.

De acordo com o coordenador do projeto, Raimundo Nonato Calazans, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, também está prevista a realização de oficinas e feiras interativas, para divulgação dos cursos de engenharia da UFCG, além de produção técnico-científica e de material áudio-visual, permitindo o intercâmbio de experiências entre a universidade e as escolas participantes.

A reunião deve contar com as presenças dos diretores Bráulio Maia, do CCT, Wellington Mota, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), e João Batista Queiroz, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN).

Legenda: Maquete virtual da Praça da Engenharia

Data: 23/03/2007