topo_cabecalho
Televisão no celular é aposta na Europa

Em 2008, o europeu poderá, entre uma ligação e outra, assistir aos jogos da Eurocopa em seu telefone móvel, gravando os melhores momentos ou comentando com quem estiver do outro lado da linha.

Se ele tiver um telefone como o Samsung Ultra Mobile TV F510, revelado na Cebit, ele também vai ler e-books, ouvir música, filmar e navegar na web em alta velocidade (pelo sistema HSDPA).

Tudo isso será feito em um aparelho de 11,6 cm de comprimento por 5,4 cm de largura e 1,07 cm de espessura.

A solução que a Samsung achou para colocar a vida digital em produto com essas medidas foi fazê-lo frente e verso.

De um lado, funciona a parte de vídeo, música e TV, em uma tela de 2,4 polegadas. Do outro, está o celular em si, com uma tela de 1,5 polegada.

O aparelho chama a atenção pelo design. Sua parte inferior pode ser girada em até 180º para a saída de uma antena. O F510 tem 410 Mbytes de memória, expansível a até 1 Gbyte.

"Além de ser uma aposta na convergência, para a Samsung, o aparelho é uma aposta no visual", afirma Nicole Jamson, representante da empresa.

A União Européia tem 2008 como meta para expandir a tecnologia de TV móvel para o continente. Enquanto a Eurocopa de 2008 não chega, as fabricantes mostram aparelhos que reúnem telefone e TV.

É o caso da taiwanesa Gigabyte Communications, que mostrou na Cebit seus primeiros modelos nesse segmento.Sua linha, a GSmart, também vai apostar no HSDPA, que permite baixar filmes em minutos.

O GSmart
t600 funciona com o Windows Mobile 6, tem Wi-Fi e Bluetooth e suporta TV e rádio via DVB-T, DVB-H (transmissão de TV), DAB e T-DMB (transmissão de rádio).

A transmissão de TV em aparelhos portáteis passa, ainda, pela definição do modelo de transmissão. A DVB-H é a tecnologia que deve predominar na Europa.


Data: 22/03/2007