topo_cabecalho
Malhar é preciso

Academia de Ginástica da UFCG atrai dezenas de freqüentadores

Levantamento divulgado na semana passada revelou que o sedentarismo e o excesso de peso chegaram a níveis alarmantes no país. A pesquisa, realizada pelo Ministério da Saúde, mostrou que 29% dos adultos de todas as capitais brasileiras não praticam atividade física alguma e 43% estão acima do peso, sendo que 11% são obesos. Para o Governo, o quadro é muito preocupante, já que essas condições oferecem graves riscos à saúde.

Os especialistas recomendam a prática de, pelo menos, 30 minutos diários de atividade física leve ou moderada, em cinco dias da semana, ou 20 minutos de atividade física intensa em dois dias da semana. Seria o suficiente para ajudar a prevenir a hipertensão, diabetes e osteoporose, por exemplo.

“O ideal seria que todas as pessoas se exercitassem com mais freqüência, e com orientação profissional”, afirma o instrutor Gérson Correia, da Academia de Ginástica da UFCG, no campus Campina Grande. “A atividade física traz inúmeros benefícios para seus praticantes. Há um aumento da eficiência cardíaca, diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular e da flexibilidade, além do aumento da potência aeróbica e da diminuição do stress”, disse o instrutor, que atua na Academia há seis anos.

Apesar de ser aberta ao público em geral, a grande maioria dos freqüentadores é formada por alunos da universidade. Gérson explica que a média de usuários varia ao longo do ano, ficando em torno de oitenta pessoas por mês. Nos períodos que antecedem o verão e as festas da cidade – Micarande e São João – há um aumento considerável na procura por vagas. “Nestas épocas, chegamos a ter 150 praticantes. O pessoal que fazer bonito”, revelou.

Mas nem todo freqüentador está preocupado com a estética. Elaine Ferreira procurou a Academia seguindo orientações médicas. “Sou hipertensa há muito tempo, então minha médica me recomendou entrar na Academia”. Exercitando-se desde setembro do ano passado, a dona-de-casa diz estar se sentindo “ótima”. Além dela, também praticam atividades na Academia o marido e o filho.

Já o policial militar Ednaldo Barbosa procura nos exercícios uma forma de diminuir as tensões do dia-a-dia. “Na minha profissão, trabalhamos sob constante pressão. Aqui, consigo aliviar o stress e ainda diminuo a barriga”, brincou.

A Academia de Ginástica da UFCG funciona no bloco AC, acima do Restaurante Universitário, das 7h às 9h, nas segundas, quartas e sextas, e das 15h às 20h, de segunda a sexta. Atuam na Academia quatro professores de Educação Física, que ministram aulas de musculação, ginástica aeróbica, estética e localizada. A taxa de matrícula é de R$ 22, incluindo a confecção de carteira, e a mensalidade custa R$ 20. A Academia é vinculada à Unidade Acadêmica de Educação.


Data: 23/03/2007