MEC e instituições federais de ensino superior debatem Universidade Aberta do Brasil

Coordenadores das 50 instituições federais de ensino superior (Ifes) vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB) reúnem-se a partir desta quarta-feira, 21, em Brasília.

Em debate, a implantação da UAB para a oferta dos cursos em 2007, o processo de avaliação in loco dos pólos de apoio presencial, o processo seletivo para ingresso nos cursos, seleção e capacitação dos tutores presenciais e de docentes das Ifes.

Estarão presentes o ministro da Educação, Fernando Haddad, da ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, do secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, do secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, e do presidente da Capes, Jorge Guimarães, entre outras autoridades.

A reunião, que prossegue até o final da tarde da quinta-feira, 22, servirá para tratar ainda da infra-estrutura física dos 290 pólos de apoio presencial da UAB, que neste ano receberão computadores e antenas do programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

Além disso, a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) distribuirá 7,5 mil computadores para os pólos que iniciarem o programa. O Gesac garante conexão à internet em banda larga por satélite.

Os participantes do encontro vão discutir ainda as regras do segundo edital da UAB, lançado em fevereiro deste ano, com o objetivo de expandir e levar educação superior a todos os municípios brasileiros. A UAB recebe até 30 de março projetos de municípios interessados em fazer parte do sistema.

No primeiro processo de seleção, aberto em 2005, o programa recebeu 439 projetos de pólos municipais de apoio presencial. Dessas propostas foram selecionadas 290 com viabilidade técnica. Esses centros funcionam como uma ponte entre as universidades e os estudantes.

Na seleção deste ano, terão prioridade os municípios que ainda não têm pólos de apoio presencial da UAB e aqueles que atenderão estudantes de cursos de licenciatura.

Data: 21/03/2007