UFCG participa de pesquisa do Brasil com a França

A UFCG está participando de projeto de pesquisa científica e de inovação, na área de nanotecnologia, que envolve a cooperação internacional Brasil-França. A informação é da professora Dra. Meiry Gláucia Freire Rodrigues, do Departamento de Engenharia Química - DEQ, do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, da UFCG, que já integra grupo de pesquisa brasileiro e trabalha nesse ramo do conhecimento.

A professora Meiry Gláucia informa que foi aprovado o projeto NANOALT - Nanocatalisadores alternativos para a reação de Fischer-tropsch: preparação,caracterização e avaliação, submetido ao CNPq no âmbito do Edital de Cooperação Internacional/Convênios Bilaterais/Edital 31/2005 - Programa Brasil-França de Nanotecnologia.

Fazem parte deste Projeto quatro instituições brasileiras: Universidade Federal da Bahia - UFBA, onde a professora Maria do Carmo Rangel é a coordenadora, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, na qual a professora Meiry é a representante, Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, a maior do Brasil, na qual o professor Jean Guillaume Eon é o representante, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na qual a professora Michéle de Souza é a representante, e ainda quatro instituições francesas.

A pesquisadora Meiry Gláucia explica que o objetivo principal do Projeto aprovado é apoiar  atividades de cooperação internacional em projetos conjuntos de pesquisa  científica, tecnológica e de inovação com a França, no âmbito do Programa  Nacional de Nanotecnologia do Brasil.

Este projeto faz parte das atividades da NANOCAT - Rede Cooperativa de  Desenvolvimento de Nanocatalisadores (nacional).

Ela ressalta como "importante" a participação da UFCG  em projeto "de tamanha importância internacional", em uma área onde quase todos os países no mundo está desenvolvendo pesquisas para uso da nanotecnologia.

Veja o que a pesquisadora diz sobre Nanociência e a Nanotecnologia

Recentemente, surgiram a nanociência e a nanotecnologia (N & N), que têm por meta dominar parte, pequena que seja, do virtuosismo da natureza na organização da matéria átomo por átomo, molécula por molécula. Esses dois neologismos derivam de nano, prefixo usado na ciência para designar um bilionésimo. Assim, um nanômetro (símbolo nm) é um bilionésimo de metro.

Para termos de comparação, um átomo mede cerca de 2 décimos de um nanômetro e o diâmetro de um fio de cabelo humano mede cerca de 30.000 nanômetros. Assim, a nanociência e a nanotecnologia visam, respectivamente, a compreensão e o controle da matéria na escala nanométrica ou, de forma mais abrangente, desde a escala do átomo até cerca de 100 nanômetros, que coincidentemente é a escala típica de um vírus.

Apesar desses desenvolvimentos ainda estarem no seu início, em uma fase exploratória, as possibilidades já parecem quase sem limites e a nanotecnologia promete ser uma grande revolução tecnológica.

Data: 07/11/2005