UFCG comemora Dia Mundial da Água com lançamento de vídeo

Evento será realizado nesta quinta, no Estadual da Prata

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, será lançado, nesta quinta-feira, às 19h, no Colégio Estadual da Prata, o vídeo Espaço da Água. Gravado em DVD, o vídeo reúne quatro documentários que mostram as atividades desenvolvidas pelo Espaço da Água nos últimos meses.

Inaugurado em novembro do ano passado, o centro de divulgação científica Espaço da Água foi criado para ajudar a enfrentar um dos principais desafios para a conservação e o uso racional da água, no Brasil e no mundo, que é a falta de informação.

“Há pouco conhecimento sobre a real gravidade da situação”, diz o coordenador geral do projeto, João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG. “Mais do que nunca, é preciso divulgar os conhecimentos necessários sobre o tema, nas escolas e nas associações de moradores, urbanos e rurais”.

Montado pela UFCG e por professores daquele educandário, com o apoio do CNPq, o Espaço foi instalado numa sala de 60 m², cedida pela direção do Estadual da Prata, onde há uma exposição permanente, com aparatos para demonstração de propriedades da água relacionadas à conservação e ao seu uso racional, em ações educativas que envolvem professores de Ciências da Natureza (Física, Química, Biologia) e de Matemática, do Ensino Básico.

Estes professores também participam na educação dos alunos das escolas atendidas e em associações de moradores urbanos e rurais de Campina Grande e cidades vizinhas.

A equipe do Espaço da Água é formada por João Tertuliano, coordenador geral; Gilmar Trindade, coordenadora de Química; Gisélia Fernandes, coordenadora de Biologia e Ecologia; Janiro Costa, assessor em Hidrologia; Romero Azevedo, assessor de Divulgação, e Wilson Curi, assessor em Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Data: 21/03/2007