Paraibana ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Olimpíada Campinense inscreve até o dia 30

A estudante Camila Paulino Marques, da cidade de Boqueirão, conquistou Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2006), cujo resultado foi divulgado no último dia 12. As provas foram realizadas no dia 18 de novembro do ano passado e contou com a participação de quase 15 milhões de alunos, inscritos em todo o Brasil. Na Paraíba foram inscritos mais de 227 mil alunos de 620 escolas.

Camila, de 14 anos, foi a 5ª colocada em todo o Brasil, na categoria que reúne estudantes das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Ela já havia sido premiada com uma Medalha de Prata na OBMEP realizada no ano de 2005, quando cursava a 7ª Série.

O resultado alegrou o professor José de Arimatéia Fernandes, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG, que coordena a OBMEP na Paraíba. “Camila é um exemplo para os estudantes paraibanos. Recentemente, ela foi aprovada na seleção para cursar o Ensino Médio no Cefet de Campina Grande, tendo sido a 1ª colocada dentre todos os estudantes selecionados, oriundos de escola pública”, disse.

Arimatéia também é responsável pela realização da Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), atividade de extensão da UFCG que está chegando à sua 20ª edição. “As inscrições para a competição já começaram no início do mês e prosseguem até o dia 30 de março”, avisa.

Nos últimos anos, a Olimpíada Campinense de Matemática tem contado com uma participação média de 2.400 alunos de escolas das redes pública e privada, não apenas de Campina Grande, mas também de várias cidades circunvizinhas e até de Patos e João Pessoa. De acordo com Arimatéia, “historicamente temos registrado a participação de 70 escolas de 15 municípios”.

As provas serão realizadas no dia 2 de junho nos campi da UFCG em Campina Grande e Patos. As provas são divididas em três níveis: Nível 1 (alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental), Nível 2 (7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental) e Nível 3 (1ª a 3ª séries do Ensino Médio).

Outras informações podem ser obtidas na página do evento.

Data: 19/03/2007