Telmo Silva Araújo é o novo diretor-presidente da Fapesq

O engenheiro foi secretário da SBPC na Paraíba

Foi publicada, no Diário Oficial do Estado da Paraíba desta quinta-feira (15), a nomeação do engenheiro Telmo Silva de Araújo, para o cargo de diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Em entrevista ao Gestão C&T online, realizada durante a reunião conjunta do Consecti e Confap, em Brasília, Telmo Araújo disse que o Estado da Paraíba tem, na sua concepção, um sistema de C&T muito bem estruturado, com conselho, com FAP, com um fundo voltado ao setor, mas que, na prática, é necessário um esforço grande para que as leis saiam do papel.

“Eu diria que o esforço em ciência e tecnologia no Estado é bastante reconhecido em nível nacional e internacional, mas é preciso, de forma conjunta, consolidar o Sistema Estadual de C&T, dinamizar o conselho e conseguir que o Fundo Estadual de C&T passe a ter uma posição ativa, junto à secretaria e à FAP”, disse.

Telmo Araújo adiantou que, nos próximos dias, será realizada uma revisão e, provavelmente, uma reestruturação na Fapesq. “Temos uma estrutura pequena, esperamos que ela cresça e que tenha uma dinâmica maior, permitindo uma integração das ações de C&T no Estado.”

Sobre o Fundo Estadual de C&T, Telmo lembrou que ele ainda não foi efetivamente implantado. Ele acha que agora é o momento de o Conselho de C&T da Paraíba se articular junto aos outros órgãos do setor do Estado.

O engenheiro destacou que houve uma prioridade do governo do Estado na primeira gestão em querer dotar a Universidade Estadual da Paraíba de autonomia administrativa e financeira, o que fez com que o governo utilizasse grande volume de recursos para que essa primeira etapa fosse realizada.

“Mas acreditamos que, numa segunda etapa, o governo do Estado vai olhar melhor o sistema como um todo e não somente a questão de esforços importantes para a Universidade Estadual.”

Interiorização

Sobre a interiorização das universidades no Estado, Telmo Araújo lembrou que esse movimento começou na época em que o secretário executivo da Abipti, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, era reitor da Universidade Federal da Paraíba, ainda na década de 1970.

“As estruturas de universidade multicampi federal foram feitas pelo professor Lynaldo e se mostraram extremamente importantes, porque foi praticamente o Estado da região Nordeste que tomou essa dianteira.”

Atualmente, as universidades Federal de Campina Grande e da Paraíba e Estadual da Paraíba estão com programas de interiorização. “Espero que essas instituições possam ter uma programação estratégica e, de certa forma, conversada de maneira conjunta”, disse Telmo.

O novo diretor-presidente pede que se preze não só pela ocupação espacial, mas pela ação que cada região pode ter em termos de competência.

Sobre o Confap, Telmo Araújo falou que, apesar de ser a sua primeira participação no conselho, acompanha os trabalhos desde a época em que Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque era presidente do CNPq (1980-1985), quando apoiou e incentivou a criação e dinamização dos sistemas estaduais.

“Acho que hoje é uma consolidação, é uma questão extremamente importante e que terá retorno. Daqui em diante, o progresso pode ser bastante consistente.”

Telmo Silva de Araújo fez pós-doutorado no Institut National Plytechnique de Toulouse (INPT), França, na área de engenharia elétrica; doutorado na mesma área na Universite de Toulouse III (Paul Sabatier), U.T. III, França; e graduação também em engenharia elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ele também foi diretor-geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Data: 16/03/2007