topo_cabecalho
Especialistas destacam que plano envolve educação básica, superior, profissional e continuada

Para presidente da Andifes, Paulo Speller, plano integrado é um “ato de coragem”

Os especialistas convidados para a apresentação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 15, destacaram o fato de que é a primeira vez que um plano envolve todos os eixos do setor: educação básica, superior, profissional e continuada.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Paulo Speller (foto), afirmou que a visão integrada do plano promete uma ação conjunta entre as esferas municipais, estaduais e federal.

"Foi um ato de coragem trazer um plano integrado, com uma visão sistêmica e um foco muito claro na educação básica", destacou.

Para a presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), Clélia Brandão Alvarenga, o elemento mais importante do PDE é a mobilização da sociedade.

"É preciso que a sociedade entenda que o aprendizado é um direito social e que a educação de qualidade é um direito constitucional de todos", disse.

A diretora do Observatório da Eqüidade, Viviane Senna, observou que o foco na aprendizagem do aluno deve ser a prioridade de qualquer estratégia de educação.

"Ouve-se falar de universidades, de professores, de sindicatos, mas é rara a interlocução que está, de fato, preocupada com a aprendizagem do aluno", apontou Viviane. Ela também considerou relevante a determinação de metas, de objetivos que possam ser medidos.

Gestão

A preocupação com a gestão dos recursos e da própria política de educação esteve presente em muitas intervenções feitas durante a apresentação do plano.

"O maior desafio é fazer com que exista uma responsabilidade partilhada", afirmou Maria Auxiliadora Seabra, secretária de Educação de Tocantins e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

Estudantes

Representante dos estudantes no evento, o presidente da UNE, Gustavo Petta, destacou a meta de dobrar, no período de cinco anos, o número de vagas nas instituições federais de ensino superior.

"Eu gostei muito das propostas de acesso, mas acho que o plano deveria focar também a permanência desses alunos", destacou.

Para o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Monteiro, existem metas que focam o aumento da inclusão social e abertura de cursos noturnos. Mas a reestruturação curricular é o maior desafio proposto pelo plano. "A universidade brasileira não pode continuar com o modelo de formação do século XIX", disse.

Para a diretora da Faculdade de Educação da USP, Sônia Penin, ao sinalizar com a adoção do turno integral, o governo está dando um passo concreto na melhoria da qualidade da educação.

"Esse é um caminho fundamental para a qualidade, que já foi testado em diversos países com sucesso", disse.

Para Sônia Penin, se não for possível levar o turno integral a todas as escolas, o importante é começar na periferia das grandes cidades e nas escolas que têm espaço físico.

"Há municípios com PIB (Produto Interno Bruto) muito alto, mas que não investem no aluno e nem na formação do professor. Pode-se começar por eles", diz.

Na avaliação de César Callegari, conselheiro da Câmara de Educação Básica, o Brasil já deu muitos passos para ampliar o número de vagas, mas chegou a hora da educação produzir resultados.

A educadora Ester Grossi, da ONG Todos Podem Aprender, destaca a importância do MEC entregar a educação de jovens e adultos aos professores que alfabetizam crianças nas redes municipais e estaduais de ensino público.

Ela explica que, além de abrir possibilidades reais de alfabetização dos adultos, o governo estanca a geração de novos analfabetos. "Parece que a proposta tem consistência e que não vai ficar só no discurso", explica.


Data: 16/03/2007