topo_cabecalho
Pesquisadores da UFCG desenvolvem software para Petrobras

Sistema permitirá redução do consumo de energia no escoamento de petróleo

Um sistema computacional desenvolvido no Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) da UFCG vai permitir à Petrobras uma economia de cerca de 25% dos gastos com energia elétrica, na operação dos sistemas de bombeamento de petróleo em redes de dutos.

O programa, chamado SmartPumping: Controle Inteligente de Sistemas de Bombeamento em Redes de Escoamento de Petróleo, faz o monitoramento remoto, em tempo real, do sistema de escoamento de fluidos produzidos na extração de petróleo e, segundo Francisco Vilar Brasileiro, coordenador do LSD, garante a máxima eficiência de movimentação, reduzindo o consumo de energia, a perda de produção e os riscos de falhas operacionais e de poluição ambiental.

“Atualmente, estamos na fase de transferência de tecnologia para a unidade da Petrobras em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Após essa transferência, a empresa estará apta a utilizar o software em suas instalações”, afirmou.

“O projeto Smart Pumping agregou novas funcionalidades à plataforma desenvolvida no projeto MDTP (Monitoramento e Otimização Distribuídos e em Tempo Real do Escoamento da Produção), também da UFCG, concluído em 2004”, informa coordenador do projeto, Carlos de Oliveira Galvão.

Ele explica que o sistema funciona determinando o período de acionamento de cada bomba, de acordo com o modelo de simulação hidráulica da rede, a previsão de produção e o esquema tarifário de energia elétrica.

Laboratório de Sistemas Distribuídos

O LSD está vinculado ao Departamento de Sistemas e Computação (DSC) do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), no campus Campina Grande. Criado em 1996, o laboratório está instalado em um prédio com 550 m² de área e conta com a colaboração de dezenas de alunos, desenvolvendo trabalhos de doutorado, mestrado e de iniciação científica, além de vários pesquisadores.

Atualmente, a pesquisa se concentra em Grids Computacionais, Sistemas Peer-to-Peer, Tolerância a Falhas, Desenvolvimento de Software Distribuído, e Aplicações Industriais.

O laboratório também se destaca pelos resultados obtidos em termos de produção científica (dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas, artigos científicos publicados em revistas e simpósios nacionais e internacionais, além de produtos de software), submetendo, de forma contínua, projetos de pesquisa e desenvolvimento a agências financiadoras como CNPq, Capes e Finep.


Data: 13/03/2007