topo_cabecalho
CEPE investiga lado multidisciplinar da atividade física

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE), ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), está abrindo, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), suas instalações para parcerias e pesquisas voltadas à capacitação de recursos humanos. O CEPE é referência na América Latina em pesquisas multidisciplinares que relacionam exercício físico e aspectos como ritmos biológicos, distúrbios do sono, memória, aprendizagem, transtornos afetivos, obesidade, sistema imunológico, comportamentos abusivos e de risco social.

 

Reunindo médicos, professores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, bioquímicos, psicólogos do esporte e especialistas em biologia molecular e farmacologia, o Centro tem entre suas funções capacitar recursos humanos e abrigar projetos de pesquisa de outras universidades e instituições interessadas em utilizar suas dependências e experiência em exercício físico. Realiza avaliações de atletas paraolímpicos e de corridas de aventura, análise da qualidade do sono de motoristas de ônibus e caminhões, estudos dos efeitos da atividade física no combate à obesidade em adolescentes e ensaios clínicos envolvendo idosos com diferentes características patológicas.

 

Ocupando parte das instalações do Instituto do Sono da Associação Fundo de Incentivo a Psicofarmacologia (AFIP), possui infra-estrutura para avaliação física, antropométrica, nutricional, de composição corporal, ergoespirométrica, clínica e psicológica, composta por modernos equipamentos de musculação, cicloergômetros, esteiras, além de piscina de 7,2 x 5 metros com gerador de correnteza, controle de temperatura e esteira subaquática, entre inúmeros outros recursos tecnológicos.

 

Parceria


Entidades governamentais, da sociedade civil e da iniciativa privada vêm procurando regularmente a equipe e a infra-estrutura disponível no CEPE para desenvolvimento de projetos em conjunto. "Não utilizamos nenhuma parte das instalações para outra finalidade que não seja a pesquisa científica, mas um centro desse porte também não pode deixar de colocar seus recursos e massa crítica a serviço da sociedade. Estamos abertos a parcerias diversas, desde que impliquem na produção de conhecimento", afirma Marco Túlio de Mello, um dos fundadores e coordenadores.

 

O CEPE mantém parcerias com a Unesp, UFSCar, universidades Federal de Uberlândia, Católica de Brasília, de Liverpool e New Jersey e participa Rede de Ciências do Esporte e Detecção de Talentos Desportivos com onze universidades

 

Informações completas em: www.cepebr.org


Data: 12/03/2007