MCT e MEC apresentam nesta segunda-feira resultados das Olimpíadas de Matemática

Também será lançada a edição 2007 da competição

O resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizada em 2006 será apresentado, nesta segunda-feira (12), pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad. Na ocasião também será lançada a edição 2007 da competição. A solenidade aconteceu às 14h30, no auditório Renato Archer, do MCT, em Brasília.

Foram
contemplados com a premiação alunos, professores e escolas, num total de 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, bem como 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do CNPq/MCT, certificados de menção honrosa, além de livros para as bibliotecas dessas instituições.

O Ministério do Esporte concederá cinco quadras de esporte, uma para cada município da escola que obtiver o maior número de pontos, em cada região geográfica do País.

A Obmep é realizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC).

Em 2005, a competição contou com 10,5 milhões de alunos inscritos de 31.028 escolas em 5.197 municípios brasileiros. Já em 2006 foram mais de 14 milhões de estudantes, o que representa um aumento de quase 35% em relação ao ano anterior. A competicção contou com a participação de 32.603 escolas de todos os estados brasileiros.

Inscrições

As inscrições da Olimpíada para este ano serão realizadas, somente pela internet, de 2 de abril a 18 de maio. As provas da primeira fase acontecem no dia 14 de agosto, e as da segunda, dia 20 de outubro.

Os cartões-resposta dos alunos classificados na primeira fase deverão ser enviados para o Impa, até o dia 27 de agosto, e no dia 5 de outubro serão divulgados os nomes dos classificados com os locais de prova da 2ª fase.

A sede do Impa fica na cidade do RJ, na Estrada Dona Castorina, nº 110 - Jardim Botânico.

Participam da solenidade o diretor do Impa, Cesar Camacho, o presidente e a vice-presidente da SBM, João Lucas e Suely Druck, respectivamente.

Para mais informações acesse o site da competição: http://www.obmep.org.br

Data: 12/03/2007