Literatura será tema de palestra na UFCG

Evento acontece hoje, às 14h, no Hall das Placas.

A área de Literatura do curso de Letras, do Centro de Humanidades da UFCG, promove nesta sexta-feira, 9, a palestra intitulada: Diálogo com a arte: Mímese e ideologia da arte em Platão e Aristóteles. A palestra será realizada a partir das 14h, na Sala 15, no Hall das Placas do CH, no campus Campina Grande, e terá como proferente o professor Carlos Gildemar Pontes, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG, do campus Cajazeiras. Na oportunidade, Pontes fará o lançamento do seu mais novo trabalho, o livro Quando o amor acontece (foto).

De acordo com a professora Rosângela Melo, coordenadora da área de Literatura e Teorias Literárias, da Unidade Acadêmica de Letras (UAL), a obra reúne poemas inéditos e recentes, bem como outros produzidos há anos, dando a oportunidade para que o leitor possa acompanhar alguns processos de mudança estilística na produção do poeta. "Os poemas que compõem a obra tratam das mais diferentes manifestações do amor, indo do platônico ao erótico, sempre permeados por extremo lirismo e primor formal", acrescentou.

Rosângela disse ainda que a vinda de Gildemar Pontes é uma iniciativa da área de Literatura da UAL, que vem pondo em andamento um projeto intitulado "Encontro com autores", planejado com o objetivo precípuo de diminuir a distância entre os leitores de textos poéticos, ficcionais e ensaísticos e os escritores e críticos.

"A idéia que move esta série de palestras é trazer autores para o estabelecimento de diálogos com a comunidade acadêmica do CH, em encontros com espaços abertos para intervenções de alunos e professores da instituição. Como poeta, ensaísta, cordelista e contista, Gildemar Pontes tem muito a contribuir com pesquisadores do CH por estar na condição privilegiada de ser, ao mesmo tempo, um literato e um experiente pesquisador da teoria e da crítica literárias", finalizou Rosângela.

Carlos Gildemar Pontes

Poeta, ficcionista, ensaísta e editor da Revista Acauã. Professor de Literatura da UFCG/Cajazeiras-PB. Doutorando em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba. Tem 12 livros publicados, sendo seis de poemas, três de contos, dois de ensaios e o Super dicionário de cearensês (um dos livros mais vendidos do Ceará), além de quatro cordéis.

Principais livros: Caixa Postal (poemas postais), 1986; Metafísica das partes, poesia, 1991; O silêncio, conto infantil, 1996; A miragem do espelho, conto, 1998; Super dicionário de cearensês, expressões regionais, 2000; Literatura (quase sempre) marginal, crítica literária, 2002; Os gestos do amor: magia e ritual, poesia, 2004; Porta fólio, conto, 2004; Diálogo com a arte: vanguarda, história e imagens, ensaios, 2005;

Prêmios: Recebeu inúmeros prêmios literários, sendo os mais importantes: Menção Honrosa do Prêmio Estado do Ceará de Poesia, 1985; Prêmio Literário Cidade de Fortaleza - conto, 1990; Medalha de Bronze no Concurso Nacional de Contos de Brasília, 1992; vencedor do Prêmio Ceará de Literatura - poesia, 1993; vencedor do Prêmio Novos Autores Paraibanos - conto, 1998, com o livro A miragem do espelho; vencedor do Concurso Nacional de Poesia e Crônica, promovido pela Revista Estado, de Belo Horizonte: 1º lugar em crônica e 2º lugar em poesia, em 2005; vencedor do Prêmio Audifax Amorim de Poesia, 2005, promovido pela Prefeitura Municipal de Colatina - ES; indicado para o Prêmio Portugal Telecom, 2005, com o livro de poemas Os gestos do amor.

O professor Carlos Gildemar Pontes é fundador e diretor do Grupo Verso ao Vento, de performance poética. Também já foi traduzido para o espanhol por Félix Contreras e publicado em Cuba, nas revistas Bohemia e Antenas.

Data: 09/03/2007