XXII Prêmio Jovem Cientista divulga os vencedores

Tema de 2006 foi "Gestão sustentável da biodiversidade: desafio do milênio"

O Prêmio Jovem Cientista 2007 divulgou na manhã desta terça-feira (6) o nome de seus vencedores. Durante a solenidade, realizada em Brasília, Erney Camargo, presidente do CNPq, fez uma homenagem às mulheres e sua expressiva participação no cenário mundial nos últimos anos.

Nesta 22º edição do prêmio veio à tona um sério problema da humanidade: como realizar o estudo e o aproveitamento de nossa natureza de maneira sustentável e com perspectivas para o futuro.

Os trabalhos vencedores mostraram muito bem esta nova fase da pesquisa mundial, em que o meio ambiente, cada vez mais, vem sendo pensado e valorizado por nossos pesquisadores.

Na categoria Graduado, a pesquisa vencedora foi a de Milena Rodrigues Boniolo - do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Ela percebeu que um grande número de cascas de banana eram desperdiçadas no Vale do Ribeira, estado de São Paulo, e procurou utilizar as características fibrosas da fruta para realizar o tratamento de dejetos radiotóxicos.

Na categoria Estudante de Ensino Superior, a vitoriosa foi Ericka Lima Verde, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ericka fez um estudo de campo e analisou o impacto do reflorestamento de restingas sobre uma comunidade de borboletas. Os resultados do estudo demonstraram que o reflorestamento não está conseguindo restabelecer uma comunidade semelhante à original.

O resultado da categoria Estudante de Ensino Médio foi uma grande surpresa. Com uma pesquisa estruturada e de resultados concretos, o jovem Felipe Arditti, da Escola Brasileira Israelita Chaim Nachman Bialik (SP), mostrou o protótipo de um novo método para análise de poluentes em caminhões.

O instrumento é capaz de detectar os níveis de monóxido de carbono na fumaça liberada. O dispositivo é instalado no cano de descarga dos automóveis e - por meio de análise direta da luz gerada - consegue definir uma escala de impureza.

Dessa maneira fica estabelecida uma relação direta entre a luz gerada pela fumaça e os níveis de poluição gerados pelos caminhões.

Premiação

Uma iniciativa do CNPq, Grupo Gerdau, Eletrobrás/Procel e Fundação Roberto Marinho, o XXII Prêmio Jovem Cientista recebeu este ano 1.751 inscrições de todo o país, sendo que 268 na categoria Graduado; 128 na categoria Estudante do Ensino Superior e 1.355 na categoria Estudante do Ensino Médio.

O Prêmio Jovem Cientista tem as seguintes categorias: Graduado, para pesquisadores que tenham menos de 40 anos, com premiação de R$ 20 mil para o primeiro colocado (o segundo leva R$ 15 mil e o terceiro R$ 10 mil); Estudante do Ensino Superior, para alunos de escolas técnicas ou de cursos superiores que tenham menos de 30 anos de idade, com o vencedor conquistando R$ 10 mil (R$ 8.500 mil para o segundo e R$ 7 mil para o terceiro); Estudante do Ensino Médio, para alunos até 25 anos, que recebem computadores e impressoras.

Já a categoria Mérito Institucional oferece R$ 30 mil e é um incentivo à pesquisa da instituição - universidades e centros de pesquisa - que inscrever o maior número de estudos com mérito científico.

Este ano, a novidade é que uma escola do ensino médio também será contemplada com o prêmio da categoria Mérito Institucional e ganhar R$ 30 mil.

Será concedida ainda Menção Honrosa a um pesquisador com o título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica.

Os orientadores de cada jovem cientista premiado também são contemplados com um computador.

Os trabalhos vencedores do XXII Prêmio Jovem Cientista serão publicados em livro, para divulgação em centros de pesquisa, universidades e instituições públicas e privadas de todo o país.

A comissão julgadora do Prêmio concedeu ainda diplomas de reconhecimento para as categorias Estudante de Ensino Superior e Graduado.

Confira a lista completa dos vencedores

Categoria Graduado

Primeiro lugar: Milena Rodrigues Boniolo
Instituto de pesquisas Energéticas e Nucleares - Ipen - SP