topo_cabecalho
Aparelhos atuais ganham acabamento de antigüidades

Nem todo mundo gosta que seus aparelhos tenham acabamento em metal brilhante ou plástico branco e jeito de geringonça do futuro. Seja por saudosismo ou por senso estético diferenciado, alguns preferem aparelhos modernos com cara de antigos. E empresas de eletrônicos já exploram o nicho.

Enquanto alguns dos eletrônicos têm simplesmente uma casca com design retrô e tecnologia atual na parte de dentro, outros tentam mesclar o melhor do analógico com o melhor do digital.

Um exemplo é a câmera digital Leica M8, que, apesar da cara de antiga, tem 10,3 Mpixels e LCD de 2,5 polegadas.

Sucessora das câmeras de filme da linha M da fabricante, a M8 retém boa parte dos ajustes do modo que eram nas câmeras analógicas, com botões na parte de cima do aparelho, em vez de em botões e menus no visor traseiro.

O ponto fraco da Leica M8 é o preço: a câmera sai por cerca de US$ 5.000.

Rádio da avó

Com cara de rádio antigo, o toca-CDs da marca Metro tem uma tampa superior que abre e revela a bandeja para CDs. O aparelho também tem rádio e uma entrada auxiliar (para toca-MP3, por exemplo).

Nesse caso, o acabamento retrô também tem seu preço: o aparelho custa bem mais do que se pagaria por um CD player normal.

Já o Retro Music System vai além do jeito de antigüidade e é realmente compatível com formatos para lá de antigos: tem vitrola para discos de vinil de 33, 45 ou 78 rotações, além de dois decks para fitas cassete. Para não ficar só nas mídias mortas, o sistema toca CDs e reproduz rádio AM e FM.

Feito em casa

Quem
gosta do visual antigo nem sempre acha aparelhos do seu agrado, então alguns montam seus próprios ou modificam aparelhos existentes. O teclado Steampunk foi construído por um internauta usando um teclado da IBM como base e teclas de duas máquinas de escrever.

Algumas teclas não disponíveis em máquinas de escrever, como "Esc" e "Print Screen", foram feitas pelo autor usando botões de roupa antigos.

O aparelho não está à venda, mas uma descrição do processo de fabricação está disponível na internet.


Legenda: Câmera digital Leica M8 tem 10,3 Mpixels, LCD de 2,5 polegadas e cara de antiga


Data: 06/03/2007