Discurso proferido pelo diretor do CCT, Bráulio Maia Júnior, na inauguração do Laboratório de Caracterização de Materiais

O CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CCT), da Universidade Federal de Campina Grande, (UFCG), sente-se honrado de, nesta solenidade, entregar a comunidade Universitária este Laboratório. Fruto de um projeto elaborado pelos professores Gelmires Neves e Heber Ferreira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, ele servirá de apoio a diversos programas de pós-graduação.

O laboratório de Caracterização de Materiais, um dos mais modernos do Nordeste, além de ser suporte para as pesquisas realizadas em várias disciplinas dos cursos de engenharia, possibilitará o estudo e o desenvolvimento de novos materiais. Sua  edificação foi financiada por emendas parlamentares dos deputados: Carlos Dunga, Enivaldo Ribeiro e Luiz Couto - no valor de R$ 250 mil. Ressaltamos neste momento o grau de comprometimento dos parlamentares paraibanos com a educação superior de nosso Estado.

Registramos aqui o empenho desenvolvido pela direção que nos antecedeu para realização desta obra nas pessoas dos professores professores: Benedito Aguiar e Edimar Barbosa. Por fim, ressaltamos o empenho da Prefeitura Universitária na pessoa do professor Bonates.

Alguém já assegurou que “no Senso Cósmico estamos vinculados pelo feixe de eixos que perpassam a criação e a história, ou seja, quanto mais se tem a visão do macro, melhor se apreende o significado do micro”. Por analogia, não é possível, olhar este laboratório sem visualizar a Universidade e em especial a Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais-UAEMa.

Nós acompanhamos o apelo dos Docentes da Área de Materiais do Departamento de Engenharia Química-DEQ, hoje UAEQ para a criação no CCT do Departamento de Engenharia de Materiais- DEMa hoje UAEMa, que surge como um farol a espargir luz que ilumina as gerações mais novas na conquista de uma educação mais acurada.

Recordaremos um pouco da sua historia. Espelhando-se no sucesso dos Departamentos de Engenharia Agrícola e DEQ os quais foram criados a partir do desmembramento dos Departamentos de Engenharia Civil e do Antigo Fundamental, os docentes da área de Materiais da Química, fizeram vários movimentos vislumbrando a criação no CCT do DEMa, nos anos de 1981,1983 e1984. Em 1984 foi criada uma comissão que apresentou um relatório à direção do CCT, no qual não emitia parecer sobre a criação do DEMa. Descontente com este desfecho o Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais externou oficialmente seu descontentamento e solicitou que fosse criada uma nova comissão para analisar a possibilidade e necessidade de criação de um Departamento de Engenharia de Materiais. Esta comissão apresentou um relatório favorável à criação do Departamento. O Conselho de Centro do CCT aprovou com duas abstenções  o relatório no dia 25/07/85.

Pasmem! A decisão do Conselho de Centro não foi operacionalizada, muito embora as conclusões das duas comissões no tocante à contratação de docentes e formação de recursos humanos tenham sido bastante estimuladas nos anos seguintes.

No inicio da década de 90, mais precisamente em 11/04/91 foi criada uma nova comissão, no Departamento de Química, para formular uma nova proposta de criação do DEMa. Esta comissão apresentou um vasto relatório que  foi aprovado por unanimidade pela assembléia do DEQ. Em seguida a  chefia do DEQ encaminhou este relatório para direção do CCT que, por sugestão do professor Thompson,  designou-me relator do processo de criação do DEMa junto ao conselho de Centro do CCT. Em 17 de Maio de 1991 o nosso parecer, favorável evidentemente, é aprovado por unanimidade. Registramos que naquela oportunidade o DEMa foi criado com 11 professores oriundos do DEQ-todos atuando no Curso de Materiais ( sendo dois doutores (  Laura  e Ruth ) e seis mestres ( dos quais temos hoje: Hélio, Marcelo, Rômulo e Thompson).

Remanescentes da época, salvo engano:  Hélio, Laura, Lisiane, Marcelo, Reginaldo, Rômulo e Thompson) e promessa de contratações dos professores( Suédina, Ariosvaldo, Edcleide e Tómas).

Vale registrar a visão de futuro dos idealizadores do DEMa ( A época existiam apenas três cursos de Engenharia de Materiais: UFSCar, UFPb e Ponta Grossa no Paraná) Universidades como: UNICAMP; UFRS; USP/São Carlos; PUC/RJ e UNESP/Araraquara criaram primeiro o departamento e posteriormente os cursos.

Hoje UAEMa, possui seu quadro de docentes quase na totalidade constituído de doutores. Possui um mestrado e prestes a criar o curso de doutorado. Parabéns a todos que compõem a UAEMa. Este laboratório inova e atualiza os processos didáticos e de pesquisa numa melhor capacitação de professores e alunos. Oxalá num futuro próximo estejamos inaugurando a ampliação deste prédio.

Muito Obrigado!

Bráulio Maia Junior