topo_cabecalho
Laboratório multiusual inaugurado na UFCG é um dos melhores do Nordeste

Vários cursos de engenharia foram beneficiados

Com vocação para ser um dos melhores do país, foi inaugurado nesta segunda-feira, 5, o Laboratório de Caracterização de Materiais do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG. Dotada de um espaço físico de 400m² e aparelhada com modernos equipamentos, a nova instalação dará suporte para pesquisas de vários cursos de engenharia e possibilitará o estudo e o desenvolvimento de novos materiais.
 
Em seu discurso, o diretor do CCT, Bráulio Maia, fez um relato histórico do Departamento de Engenharia de Materiais - da coincidência de ter sido o relator do processo de criação, em 1991, e do reitor Thompson Mariz, o primeiro chefe daquela unidade acadêmica – ressaltando a importância do laboratório para a didática e a pesquisa.
 
Ao apresentar o laboratório, a coordenadora administrativa da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, Crislene Rodrigues, evidenciou como mérito da conquista a qualificação do quadro docente - dos 17 professores, 16 são doutores e um doutorando – e vislumbrou um centro de caracterização que venha a absorver cada vez mais a competência desses pesquisadores.
 
Falando do papel estratégico da universidade para o desenvolvimento do país e da necessidade de uma interação maior com a sociedade produtiva para captação de recursos, o reitor Thompson Mariz citou trilhas para um melhor aproveitamento da capacidade intelectual e aparelhagem da UFCG. “Interagir com a iniciativa privada não significa vender ou privatizar. O que não podemos é nos submeter aos interesses do mercado”.
 
Ambos os discursos evidenciaram a participação dos parlamentares paraibanos na edificação da UFCG. Pela liberação de emendas parlamentares (num total de R$ 250 mil) para a construção do Laboratório de Caracterização, foram registrados, na placa inaugural, os nomes dos deputados federais Luiz Couto, Enivaldo Ribeiro e Carlos Dunga.

Legenda: O reitor Thompson Mariz ressaltou a necessidade de uma maior interação com a sociedade produtiva.


Data: 06/03/2007