topo_cabecalho
Galerista organiza concurso de arte mundial pela internet

O conhecido publicitário, marchand e colecionador Charles Saatchi organizou um concurso de arte pela internet que terá o grande público como júri.

Saatchi é responsável pelo lançamento internacional do grupo de artistas britânicos conhecido como Britart --criou um site (www.saatchi-gallery.co.uk/showdown) no qual qualquer pessoa poderá colocar sua "obra de arte".

O ganhador desse concurso internacional, chamado de "Showdown", receberá um prêmio de US$ 1.500 e terá a honra de ver sua obra exposta durante três meses na nova galeria que Saatchi inaugurará no centro de Londres em outubro.

Desde que o site começou a receber as obras de artistas espontâneos, na segunda-feira passada, já reuniu mais de 35 milhões de entradas. Durante os próximos seis meses, milhares de obras serão avaliadas e a cada duas semanas serão escolhidas as doze mais populares entre o público, que competirão depois entre si na final.

"O 'Showdown' permite aos artistas verem sua obra exposta a uma ampla audiência. É muito difícil para muitos deles esse tipo de exposição a uma audiência global, e este concurso dá a milhares deles essa possibilidade", afirma Saatchi, citado nesta sexta-feira pelo jornal "The Times".

O projeto do "Showdown" é uma extensão do "Your Gallery", uma galeria na internet aberta aos artistas de todo o planeta, que podem apresentar ali sua obra junto a detalhes biográficos e dados de contato.

Saatchi busca conseguir no terreno das artes plásticas o alcançado por sites como o MySpace com nomes da música como Lily Allen e Arctic Monkeys, lançados rapidamente ao estrelato.


Data: 02/03/2007