topo_cabecalho
CNPq abre inscrições para bolsas de Produtividade em Pesquisa e apoio a realização de eventos em C&T e Inovação

Bolsas são para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento

O CNPq abriu nesta quinta-feira, 1º de março, o período de inscrições para Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ).

Com o objetivo de distinguir o pesquisador e valorizar sua produção científica, o CNPq concede as bolsas PQ para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, e que atendam aos critérios de avaliação dos Comitês de Assessoramento.

Entre os critérios estão a produção científica, participação na formação de recursos humanos e sua contribuição para a área, estabelecida por comparação com seus pares, além da qualificação e experiência.

As solicitações para concorrer às bolsas podem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2007, por meio do Formulário de Propostas Online.

O pesquisador deverá estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes. Aqueles, cujas bolsas se encerram em 28 de fevereiro de 2008 e desejam solicitar novas bolsas, também devem atender esta data de inscrição.

O resultado está previsto para janeiro do próximo ano e a vigência começará a partir de março de 2008.

Promoção de eventos científicos, tecnológicos e de inovação

O CNPq também está lançando o Edital ARC 2007, para selecionar propostas de promoção de eventos científicos, tecnológicos e de inovação.

Com esse edital, a agência visa apoiar a realização de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de âmbito nacional ou internacional, no Brasil, relacionados à Ciência, Tecnologia ou Inovação.

Os recursos disponíveis são da ordem de R$ 15 milhões. As propostas devem ser enviadas de acordo com o calendário de realização dos eventos.

Para eventos realizados entre julho de 2007 e dezembro de 2008, as propostas devem ser encaminhadas de 12 de março a 25 de abril, e para eventos realizados entre janeiro e junho de 2008, devem ser encaminhadas de 2 de julho a 15 de outubro, por meio do Formulário de Propostas Online disponível na página do CNPq.

Inscrições prorrogadas

O prazo de inscrição para bolsas de Doutorado Pleno no Exterior e bolsas Especiais, oferecidas pelo CNPq, foi prorrogado.

Por necessidade de instalação de novos equipamentos, que requereu algumas interrupções nos sistemas da Casa, os interessados terão até as 18h do dia 5 de março para se inscrever.

Leia o Edital ARC 2007 na íntegra em: http://www.cnpq.br/editais/ct/2007/002.htm


Data: 02/03/2007