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Licenciatura em Educação do Campo em debate na UFCG

Formar grupos de trabalho para o planejamento do projeto pedagógico da licenciatura em Educação do Campo pautou a reunião promovida pelo projeto “Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/Universidade Camponesa” na manhã desta quinta, 1º de março, no auditório da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores (SODS), na Reitoria.

Professores e técnicos da Universidade Federal de Campina Grande debateram sobre caminhos que venham a apontar as melhores diretrizes para a implementação desta graduação que formará educadores que atuam junto às populações que trabalham e vivem no campo.

O próximo passo do projeto é elaborar uma metodologia para aplicação de uma pesquisa que levantará dados sobre as escolas, professores e alunos do Cariri paraibano. O resultado desta pesquisa auxiliará no direcionamento das atividades de construção do Projeto Pedagógico do Curso que será feita de forma coletiva e participativa.

O Encontro foi presidido pelo coordenador do Projeto e secretário de Projetos Estratégicos da UFCG, Márcio Caniello, e contou com as participações da coordenadora geral de Graduação da UFCG, Hermília Feitosa, e Fernanda Leal, coordenadora pedagógica do projeto de criação da licenciatura, além de representantes de unidades acadêmicas dos centros da Instituição e organizações da sociedade civil.

O projeto

O projeto visa apoiar a implementação de um curso de graduação de licenciatura plena em Educação do Campo e é custeado pelas secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), do Ministério da Educação (MEC).

O projeto será desenvolvido seguindo as seguintes metas: realização de Oficinas dos Grupos de Trabalho para a preparação de um esboço do PPC; 1ª Plenária para discussão do PPC no Território; 2ª Plenária para discussão do PPC no Território; 3ª Plenária para discussão do PPC no Território; 2ª Oficina do Grupo de Trabalho para a Sistematização das Plenárias e Finalização do PPC; Seminário de Apresentação do PPC para a comunidade universitária e sociedade; Estruturação do Curso; desenvolvimento do piloto Tempo-Escola: 1º módulo.

Além da Universidade o projeto envolve a participação da sociedade civil representada através do Fórum de Desenvolvimento Territorial do Cariri Paraibano, da Associação dos Agentes de Desenvolvimento Local, Alunos e Colaboradores da Universidade Camponesa – AAUC, da Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro, do Consórcio de Desenvolvimento do Cariri Paraibano – CODECAP, da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibanos – AMCAP, da Associação dos Municípios do Cariri Ocidental Paraibano – AMCOP, da Central Única dos Trabalhadores – CUT e do Projeto Dom Hélder Câmara, entre outros.


Data: 01/03/2007