topo_cabecalho
Banda larga bate recorde de crescimento em 2006 no Brasil

Com 40,1 % de crescimento de 2005 para 2006, o aumento no número de conexões de banda larga no Brasil bateu recorde no último ano. Segundo um levantamento divulgado nesta quarta-feira pela empresa de tecnologia Cisco em parceria com a consultoria IDC Brasil, 1,6 milhão de novas conexões surgiram no ano passado, totalizando 5,7 milhões em todo o país.

A penetração nos lares brasileiros ainda é baixa. De acordo com o levantamento, atinge apenas 3% das residências do país. No entanto, em seis anos de existência, a banda larga no Brasil cresceu 1.639%, o que equivale a mais de 5,3 milhões de novas conexões.

A região brasileira que corresponde pelo maior número de conexões é a Sudeste, com 60,7% --só o estado de São Paulo têm 39,3% dos acessos de banda larga no Brasil.

O acesso via linha telefônica equivale a 78,2% das conexões de banda larga existentes no país. Já o acesso via cabo no Brasil equivale a 17,8% do total, de acordo com o estudo.

Estímulos

Para Pedro Ripper, presidente da Cisco no Brasil, o crescimento da banda larga se deve principalmente ao aumento da cocorrência, principalmente entre operadoras de TV a cabo e as operadoras de telefonia.

"O crescimento [nas conexões de banda larga] em parte se deve ao fato de que os usuários de internet intensificaram o uso de novas aplicações que demandam velocidades maiores, como o download de música (iTunes) e serviços de vídeo pela Internet (You Tube)", disse Ripper.

A demanda por maiores velocidades também aumentou no período, segundo o estudo. Os acessos banda larga com velocidades acima de 512 Kbps passaram de 21% do mercado total, em dezembro de 2005, para 37% em dezembro de 2006.

Já os acessos superiores a 1 Mbps saltaram de 2% do mercado total para 22% no mesmo período.


Data: 01/03/2007