Campus Cuité ganha nova Central de Aulas

O Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, no campus Cuité, inaugurou na manhã da última segunda-feira, 26 a sua primeira Central de Aulas. A solenidade contou com a presença do reitor Thompson Fernandes Mariz, do pró-reitor de ensino, Vicemário Simões, autoridades locais e estaduais, professores, alunos e funcionários do campus, dentre outras. O prédio possui uma área construída de 1.168 m², 14 salas de aula com capacidade para 50 alunos cada uma divididas em dois pavimentos. Essa foi a primeira obra a ser construída pela UFCG no campus de Cuité de uma série de construções que estão em andamento, como a biblioteca, o ambiente de professores, o setor de manutenção, garagem e centro de vivência além de outra central de aulas.

Atualmente as atividades do Centro de Educação e Saúde estão sendo desenvolvidas nas instalações da antiga Escola Técnica Agrícola Raimundo Asfora, que passaram por ampla reforma para abrigar as coordenações de cursos, diretoria, aulas bem como outros setores do CES.

Após a inauguração, teve início no Teatro Municipal Francisca Emília da Fonseca, o seminário “Centro de Educação e Saúde – Avaliação e Perspectivas”, quando foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelos docentes da Instituição possibilitando o debate sobre a realidade presente e as possibilidades futuras para melhoramentos e ampliação do campus.

O reitor Thompson Mariz abriu o Seminário enfatizando a coragem do Presidente Lula que “quebrou o paradigma do sucateamento da universidade pública”. Ele destacou a construção do Laboratório de Ensino de Ciências com recursos da FINEP, ressaltando que nem todos os campi da UFCG possuem um laboratório do gabarito que o campus de Cuité terá. Falou também que não medirá esforços para que os novos cursos de Enfermagem e Farmácia sejam iniciados em agosto deste ano no Centro.

Em seguida, o diretor do CES, Márcio Caniello (foto), expôs as dificuldades e toda a dinâmica do processo de construção do referido campus. Caniello falou da mobilização da sociedade civil, “importantíssima” para a instalação do campus na cidade de Cuité, destacando a união da classe política paraibana em prol deste projeto. “É importante destacar a persistência do reitor e o esforço pessoal dos professores Ramilton Marinho Costa e Martinho Queiroga Salgado, fundamentais para o sucesso que é, desde já, o campus de Cuité”, finalizou.

Por sua vez, o vice-diretor do CES, Ramilton Marinho apresentou os resultados de pesquisa realizada com os alunos do Centro, traçando um perfil destes estudantes. “Os percentuais indicaram que a implantação do Centro de Educação e Saúde permitiu a muitas pessoas antes excluídas do Ensino Superior pudessem dispor de uma nova oportunidade de crescimento pessoal, criando perspectivas para o futuro”, disse.

Na seqüência, o assessor de pesquisa e extensão do Centro, professor Luciano Barosi, apresentou os projetos que estão em andamento no CES, como o Curso de Informática e o Curso de Extensão em Língua Inglesa, visando provas de proficiência nesta área. Barosi frisou a necessidade de integração plena entre o ensino, a pesquisa e a extensão para que Cuité seja “uma cidade universitária de verdade”.

Na parte da tarde o coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Educação, professor João Batista da Silva, juntamente com os coordenadores dos Cursos de Física, Química, Matemática e Biologia, professores Danyel Judson, José Carlos, Anselmo Ribeiro e Marisa de Oliveira, respectivamente, abordaram o desempenho dos alunos do Centro de Educação e Saúde no período 2006.2 e mostraram o perfil dos docentes que fazem atualmente o CES, apontando questões referentes aos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs).

O evento foi concluído com a apresentação do painel “O Plano de Construção da Unidade Acadêmica de Saúde”, apresentado pelo coordenador administrativo da unidade acadêmica recém-criada, José Carlos Oliveira Santos e pelas coordenadoras dos Cursos de Enfermagem, professora Evelise Locatelli, e de Farmácia, professora Marta Maria da Conceição. Eles falaram que o objetivo é realizar um Vestibular Especial na metade do ano para estes dois cursos e para tanto, estão trabalhando na construção dos PPC’s e aguardando a liberação do MEC para que seja realizado concurso para professores destas áreas.

Data: 28/02/2007