Empresa incubada desenvolve ferramenta de comparação inédita e gratuita pela web

Qual o programa de TV mais popular? Que cidade mineira é mais ligada ao carnaval? Qual o estado em que é maior o peso do gado de corte na economia? Perguntas simples ou complexas que agora o Compara Tudo, ferramenta online disponível gratuitamente, ajuda a responder. Além de servir de entretenimento e fonte de informação ao estudante ou àquele internauta curioso, o Compara Tudo auxilia pesquisadores, empresas e profissionais de diversas áreas a encontrar as informações e indícios que procura.

A ferramenta, inédita na Internet, foi desenvolvida pela Finaltec, pequena empresa de tecnologia da informação incubada na Inova UFMG, incubadora de empresas de base tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais. O site www.comparatudo.com.br foi lançado em dezembro de 2006 e permite fazer a pesquisa conectando-se à web de qualquer computador, de forma rápida e fácil.

Como funciona?

O Compara Tudo é simples como um site de busca e foi criado com o objetivo de facilitar a consulta e a pesquisa sobre temas relativos, pouco pesquisados ou de grande atualidade. É, basicamente, uma pesquisa de fama, em que o resultado da comparação se baseia na freqüência com que o item pesquisado aparece na Internet. Pode-se comparar a fama absoluta de um tema ou assunto (qual novela é mais popular?) ou a fama relativa (qual é cidade mineira mais identificada ao carnaval?).

Se uma banda de rock aparece mais vezes nas páginas da web do que outras, esse é um dado concreto que permite aferir que está fazendo mais sucesso, pois há maior número de notícias, manifestações e comentários na web sobre ela. Se uma cidade mineira aparece mais vezes ao lado da palavra “carnaval”, é possível que possua um dos carnavais mais animados e famosos do estado. Ou seja, o Compara Tudo fornece tanto dados concretos sobre a popularidade de um tema quanto indícios ao pesquisador sobre qual o caminho a seguir. Por isso, é uma ferramenta de apoio importante às pesquisas realizadas por professores, pesquisadores acadêmicos, empresas, jornalistas, publicitários, entre outros profissionais.

Finaltec

A Finaltec é uma empresa de tecnologia da informação, especializada em consultoria e criação de sistemas de gestão de informações via web. Desde 2003 ela é uma das empresas incubadas na Inova UFMG. Instalados no campus UFMG Pampulha, os empreendimentos precisam ter grande potencial de sucesso e desenvolver produtos e serviços com tecnologia inovadora. Um dos diferenciais da Finaltec é elaborar sistemas em software livre, o que permite criar novos produtos e disponibilizá-los à sociedade por preços mais acessíveis ou gratuitamente.

www.finaltec.com.br

www.inova.ufmg.br