UFCG seleciona bolsistas para o Projeto Universidade Cidadã

Ação desenvolve atividades de capacitação em comunidades rurais

Estão abertas até a próxima sexta-feira, 2 de março, as inscrições para bolsistas do Projeto Universidade Cidadã, realizado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) em parceria com a UFCG. Estão sendo oferecidas duas vagas: uma para aluno do curso de Economia e outra para aluno de Engenharia Agrícola. O Projeto Universidade Cidadã atua em seis estados do Nordeste e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares. Também integram o projeto outras cinco universidades: UFRPE, UFSE, UFRN, UFPI e a URCA.

A equipe da UFCG desenvolve atividades de capacitação de jovens e mulheres em grupos de agricultores dos municípios de Alagoa Grande, Aroeiras, Gurinhém, Ingá, Itatuba, Juarez Távora e Natuba. Dentre as comunidades atendidas estão um assentamento de reforma agrária, duas comunidades formadas por atingidos pela barragem de Acauã e, no próximo período, uma comunidade quilombola. Segundo o coordenador do projeto na UFCG, professor Fernando Garcia, "a idéia é que essas pessoas tenham novas possibilidades de desenvolverem atividades que gerem renda, a exemplo de atividades artesanais ou de beneficiamento de produtos agrícolas".

Os alunos interessados em participar do projeto devem se inscrever nas secretarias de seus respectivos centros (CH ou CTRN). O processo de seleção inclui avaliação do histórico escolar e entrevista.

Data: 27/02/2007