Comissão de avaliação da UFCG reúne grupos de pesquisa

Dando prosseguimento às atividades que envolvem o Programa Permanente de Avaliação da UFCG (PPA), a Comissão Própria de Avaliação realizou na última quinta-feira, 15, uma reunião no auditório Guillardo Martins, no campus Campina Grande. Na ocasião, a coordenadora de Avaliação Institucional, professora Vânia Sueli Guimarães Rocha, fez a apresentação do programa aos grupos de pesquisa do PPA, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Integram os grupos de pesquisa onze professores, selecionados para atuarem como coordenadores, e 22 alunos, que irão atuar como auxiliares de pesquisa.

De acordo com a coordenadora, “o encontro foi bastante proveitoso. Os integrantes dos grupos tiveram a oportunidade de conhecer a concepção de avaliação que está sendo seguida e a metodologia traçada para este trabalho”. Também durante a reunião, o presidente da comissão, professor Marcelo Alves de Barros, apresentou o questionário que será utilizado para fazer o levantamento da avaliação que a comunidade acadêmica faz da UFCG. Ao final, os professores selecionados como coordenadores de pesquisa apresentaram, resumidamente, suas propostas de trabalho.

Uma nova reunião da CPA está agendada para o dia 28 de fevereiro, quando será apresentado o ambiente que será utilizado na internet para a realização de parte dos trabalhos de auto-avaliação da UFCG. “Além disso, faremos ainda alguns ajustes necessários à composição definitiva dos grupos de pesquisa”, informou Vânia.

PPA

O PPA foi estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para promover a melhoria da qualidade do ensino, buscando um modelo consistente de qualidade institucional compatível com a missão da Universidade. De caráter colaborativo, essa auto-avaliação se realizará de forma contínua e integrada, descobrindo demandas e identificando potencialidades pouco exploradas que resultem no desenvolvimento institucional.

Data: 22/02/2007