topo_cabecalho
Campina Grande terá rede digital

Campina Grande vai implementar, até o fim do ano, o projeto de rede digital. O início das obras do projeto foi discutido no dia 2 entre representantes de diversas instituições do município, entre elas a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), instituição associada à ABIPTI.


De acordo com a fundação, as estimativas são de que as obras se iniciem em maio e possam ser finalizadas em agosto. Em Campina Grande, será construído um anel de fibra ótica para fornecer, aos integrantes consorciados, um canal de internet com 1GB, interligado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em 27 cidades detentoras do ponto de presença (POP).


Segundo informações da fundação, entre os benefícios que a instalação da rede digital pode trazer para o município, está a promoção da educação a distância, da telemedicina e dos conteúdos culturais.


A iniciativa de implantação da rede é do MCT, coordenada pela RNP. A idéia é implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país destinadas às instituições de pesquisa e educação superior.


Data: 15/02/2007