Comissão inicia avaliação de cidades que reivindicam curso de Medicina

A visita de uma comissão especial à cidade de Cajazeiras (foto) nesta terça-feira, 13, deu início à avaliação das condições estruturais das cidades sertanejas que reivindicam a criação de um curso de Medicina da UFCG. Composta pelos professores Vilma Mendoza, da UFCG, Valderílio Feijó Azevedo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Eurípedes Soares, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a equipe visita hospitais públicos, equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Hoje, quarta-feira, a comissão visita a cidade de Sousa enquanto que Patos será visitada amanhã, quinta.

“Os consultores seguirão o mesmo esquema de avaliação nas três cidades, observando o sistema de saúde pública adotado e as condições que cada unidade hospitalar tem para a realização de atividades acadêmicas”, disse o reitor Thompson Mariz. Ele explicou que os trabalhos de pesquisa e coleta de informações subsidiarão uma avaliação técnica, indicando qual cidade possui melhor estrutura e vocação para abrigar o curso. “Definida a cidade, a decisão será encaminhada ao Colegiado Pleno da UFCG para a aprovação do curso”, concluiu.

Todos os avaliadores têm em seus currículos implantações de outros cursos de Medicina no Brasil e na América Latina. A professora Vilma Mendoza, que preside a comissão, é lotada na Unidade Acadêmica de Medicina, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFCG, do qual foi diretora por dois mandatos consecutivos. É membro das comissões de avaliação do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e da Comissão Consultiva Educacional do Mercosul.

Data: 13/02/2007