Música erudita chega à escola pública

MEC vai distribuir o primeiro DVD e CD da coleção Música Brasileira no Tempo, produzida pela Orquestra Sinfônica Nacional (OSN)

Milhares de alunos das redes públicas da educação básica vão começar o ano letivo de 2007 ouvindo o melhor da música erudita brasileira.

Para levar esse novo conhecimento às escolas, o Ministério da Educação vai distribuir o primeiro DVD e CD da coleção Música Brasileira no Tempo, produzida pela Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), instituição do MEC integrada à estrutura da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).

Ao receber nesta segunda-feira, 5, a regente da OSN, maestrina Lígia Amadio, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que em março, 75 mil escolas públicas receberão o DVD e CD Aurora Luminosa, primeiro volume da coleção que terá seis DVDs e seis CDs.

As outras escolas das redes públicas têm acesso ao DVD e ao CD por meio do sinal da TV Escola.

Para o ministro, a educação artística é importante porque desperta o interesse do aluno pela cultura do país, além de abrir caminho para descobrir talentos.

Pensada para as escolas, a coleção Música Brasileira no Tempo sugere aos professores um roteiro de 13 atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula, como o incentivo à pesquisa de biografias e manifestações populares na cidade onde vivem os alunos, descrição das sensações a partir da música, pesquisa sobre instrumentos musicais e relato dos gostos musicais de alunos.

O objetivo é abrir a escola não só para ouvir música erudita, mas trabalhar a música em suas inúmeras manifestações.

De acordo com Lígia Amadio, o segundo DVD e CD da coleção já está gravado e se chama Alma Brasileira. Nele, os alunos vão encontrar a música erudita produzida no País entre 1910 e 1930, onde se destacam os compositores Francisco Braga e Heitor Villa-Lobos.

Para 2007, está prevista a produção de quatro volumes: o terceiro vai abordar a música do período de 1930 a 1940; o quarto, a música erudita de 1950 a 1960; o quinto, de 1960 aos dias atuais; e o sexto se voltará aos primórdios da música erudita nacional.

Além de entregar ao ministro a matriz do DVD e CD Alma Brasileira, para reprodução, Lígia Amadio trouxe um plano de trabalho que compreende a contratação de pessoal de apoio à estrutura da OSN, entre eles, musicólogos, copistas (que copiam as partituras originais em programa de computador) e arquivista.

História

Criada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 12 de janeiro de 1961, a Orquestra Sinfônica Nacional integrou nos anos 60 o serviço de radiodifusão educativa do MEC.

Com a extinção do serviço, a orquestra foi transferida para a Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa (Funtevê), onde ficou inativa. Em 1986, o então presidente da República, José Sarney, integrou a OSN à estrutura da UFF.

Hoje, a orquestra tem 60 músicos concursados que pertencem aos quadros do MEC, mas não tem sede própria.

Data: 06/02/2007