UFCG assina convênio com instituição de pesquisa tecnológica da Amazônia

Acordo prevê a implantação de cursos de pós-graduação em Manaus

Um acordo de cooperação acadêmica foi assinado na manhã desta terça-feira, 6, em Campina Grande, entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Fundação Amazônica de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico André Nunes Coelho (FANC). O acordo foi assinado pelo reitor Thompson Mariz e pelo presidente da FANC, Cláudio Chaves Coelho, e prevê a implantação de cursos de especialização, mestrado e doutorado a serem ministrados por professores da UFCG em Manaus.

“A Amazônia possui 60% da área territorial do país, mas apenas 2% do total de doutores”, justifica Cláudio Chaves. Para ele, é preciso investir na qualificação da pesquisa e desenvolvimento na Amazônia através da formação de mestres e doutores na própria região. “Escolhemos firmar essa parceria com a UFCG devido à sua reconhecida excelência acadêmica. Muitos de nossos melhores pesquisadores estudaram aqui”, afirmou.

“Os cursos a serem oferecidos ainda serão definidos”, disse o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Michel Fossy, adiantando que o primeiro provavelmente será de especialização na área de mecatrônica.

A FANC é uma entidade credenciada pelo Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) e realiza projetos em parceria com diversas empresas nacionais e multinacionais. Dentre os projetos, destacam-se sistemas de gestão industrial, de gerenciamento energético, de segurança patrimonial e projetos de proteção a redes digitais.

Legenda: O pró-reitor Michel Fossy, o reitor Thompson Mariz, o presidente da FANC, Cláudio Chaves, e o professor Hiran de Melo durante a assinatura do convênio.

Data: 06/02/2007