topo_cabecalho
atual gestão da Andifes é analisada durante 89ª reunião extraordinária do Conselho Pleno

A 89ª reunião extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada nesta terça-feira (30/01), foi pautada pelo balanço da atual gestão. O encontro contou com a presença do diretor da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), Manoel Palácios.

O presidente da associação, reitor Paulo Speller, abriu o encontro lembrando da necessidade de se fazerem revisões ao longo de cada gestão da Andifes. “A reunião foi marcada para nos anteciparmos e fazermos um balanço das ações da Andifes, vislumbrando os procedimentos necessários para que a associação participe de políticas para a Educação e para as Ifes”, concluiu.

O reitor Rômulo Soares Polari (UFPB), presidente da Comissão de Orçamento e Financiamento da Andifes, fez o relato da Comissão, afirmando que a base de dados de 2005 da SESu/MEC está em fase de conclusão. “A partir da apresentação do PingIfes, fizemos uma análise geral dos dados do conjunto de Ifes, que foram coletados pela SESu, e mandamos um relatório ao Palácios. Esses dados estão sendo ajustados e logo serão concluídos”, ressaltou.

Os reitores aproveitaram a ocasião para debater as questões que foram abordadas durante reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta manhã (31/01). Entre os pontos vistos estiveram questões como: a criação de vagas, pelo Congresso, para repor o quadro original das vagas das IFES, de cujo total foi retirado o quantitativo de vagas para a criação de IFES e novos campi; a expansão do quadro de FGs e CDs, bem como a correção de seus valores, visando atender a expansão natural do sistema, bem como a criação de novos campi e IFES; e a solução para os problemas enfrentados pelas IFES nas suas Procuradorias Jurídicas por falta de pessoal e de autonomia.


Data: 31/01/2007