Teses e dissertações estão disponíveis no Portal Domínio Público

As mais de 8.300 teses e dissertações acadêmicas publicadas do Portal Domínio Público estão facilitando o trabalho de estudantes e pesquisadores de todo o Brasil

Segundo Lídia Hubert, técnica em assuntos educacionais da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), as teses e dissertações defendidas no país, em geral, são distribuídas apenas nas bibliotecas da própria Universidade.

“Isso implica em pouca leitura. A disponibilização dos trabalhos no Portal Domínio Público, aumenta o acesso às obras e contribui para o crescimento da produção científica nacional”, afirma.

Segundo Lídia, o portal funciona como fonte de divulgação do conhecimento gerado nos cursos de pós-graduação brasileiros, que têm entre 35 e 40 mil teses e dissertações defendidas por ano.

“Por meio da divulgação virtual, a comunidade acadêmica poderá avaliar, de maneira cada vez mais transparente, a qualidade da produção científica”, observa.

As teses e dissertações começaram a ser cadastradas no portal há seis meses. Os trabalhos mais procurados são da área de história.

A publicação das teses e dissertações acadêmicas na Internet tornou-se obrigatória no início de 2006, com base na Portaria nº 13, da Capes/MEC.

Pela portaria, os programas de pós-graduação devem exigir dos pós-graduandos a entrega de teses e dissertações em formato eletrônico com a apresentação da versão impressa.

Lançado em novembro de 2004, o Portal Domínio Público propõe o compartilhamento de conhecimentos, ao colocar à disposição de todos os usuários da internet uma biblioteca virtual destinada a professores, alunos, pesquisadores e população em geral.

Em pouco mais de dois anos, o portal teve mais de três milhões de visitas únicas. Conta atualmente com mais de 30 mil obras cadastradas.

Data: 29/01/2007