Aumenta o número de universitários no programa Escola Aberta

O Ministério da Educação, em conjunto com 26 universidades federais, vai ampliar em 2007 a participação dos estudantes universitários do projeto Conexão de Saberes nas atividades de fim de semana do programa Escola Aberta. A maior participação, que passa de 629 bolsistas para 850, se deve ao sucesso do trabalho desenvolvido pelos universitários desde julho de 2006.

A cada sábado e domingo, os bolsistas dedicam oito horas em dois tipos de atividades nas escolas: dirigem oficinas de leitura para crianças, jovens e adultos, onde o objetivo é ler por prazer; e criam com a comunidade peças de teatro, vídeos e musicais com temas que abordam o respeito às diferenças, princípios éticos, tolerância, preocupação com bem-estar dos outros e exercício da cidadania.

Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Francisco Potiguara, nas oficinas de leitura, a comunidade descobre a riqueza dos clássicos da literatura nacional e internacional e, ao ler por prazer, o estudante da escola pública amplia sua cultura e ainda melhora o aprendizado da língua portuguesa.

Ao abordar os direitos humanos em atividades que envolvem música, teatro e cinema, diz o diretor, os bolsistas incentivam a comunidade à prática de valores fundamentais na vida de todo o cidadão, especialmente porque o programa Escola Aberta está nas regiões metropolitanas onde a situação de risco social e a violência são constantes.

Conexão de Saberes — O projeto é desenvolvido pelo MEC com as universidades federais, em parceria com a ONG Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro. O Conexão de Saberes apóia estudantes de graduação de baixa renda, moradores ou oriundos de favelas e comunidades das periferias urbanas. O aluno recebe uma bolsa mensal vinculada a um projeto de pesquisa da universidade e à permanência do estudante na instituição. Em 2004, o projeto foi testado por cinco universidades. Em 2005, expandiu-se para 14 instituições e, em 2006, foi para 32. Em julho de 2006, além da pesquisa, uma parte dos alunos do Conexão de Saberes vinculou-se às atividades do programa Escola Aberta.

Data: 25/01/2007